JOVENS BENEFICIADOS PELO RENDA MELHOR JÁ PODEM TIRAR CPF GRATUITO

Fonte: Site do Governo

Os jovens dos municípios de Japeri, Belford Roxo e São Gonçalo em condições de receber o benefício do programa Renda Melhor Jovem (RMJ) já podem tirar o CPF gratuitamente em agências do Banco do Brasil (BB). A medida, facilitada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, agiliza a abertura de contas no BB, para que os integrantes do programa possam receber as verbas destinadas a jovens em situação de extrema pobreza, cujas famílias recebem verba do Renda Melhor.

Segundo Patricia Audi, superintendente de Integração e Qualificação do Renda Melhor Jovem, mil dos 4,8 mil jovens que fazem jus ao depósito nessas três cidades ainda não informaram o CPF, o que impossibilita o pagamento do benefício.

– O governo federal está permitindo a emissão de CPFs gratuitos para as pessoas que têm o título de eleitor, mas esta medida não atende à maioria dos jovens que podem receber o RMJ, porque são menores de idade que ainda não têm título. Por isso, fizemos essa parceria com o Banco do Brasil – explicou Patrícia.

O Renda Melhor Jovem é uma poupança-escola anual, destinada aos jovens de até 17 anos, em situação de pobreza extrema, matriculados na rede regular de Ensino Médio estadual. A cada ano em que são aprovados, os beneficiários recebem parte da verba. Contemplando mais de quatro mil jovens no Rio, o Renda Melhor Jovem está em 52 cidades do estado. A previsão é de que cerca de 63 mil pessoas sejam beneficiadas pelo programa, até o fim deste ano. Para receber o benefício, é necessário se cadastrar no www.rendamelhorjovem.com.br.

Moradora de Belford Roxo, a estudante Sthefany Resende, de 18 anos, fez seu cadastro no Renda Melhor Jovem há quase um ano. O dinheiro, que está economizando, ajudará a pagar um curso profissionalizante de gestão empresarial.
– Acho um programa muito importante, que estimula a gente a estudar – disse Sthefany.

Segundo o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Antonio Claret, o Renda Melhor Jovem é um componente fundamental do Rio Sem Miséria, para a superação estrutural da situação de pobreza.

– O programa incentiva os jovens a permanecer e a ter um bom desempenho no Ensino Médio, uma condição fundamental para o ingresso em postos de melhor qualidade no mercado de trabalho – afirmou o secretário.

Articulado na Alerj pelo líder no Governo, o Deputado André Corrêa, e  aprovado o Renda Melhor traz mais um benefício.

Fonte:Site do Governo Estadual do Rio de Janeiro
Texto: Isabel Kopschitz