Notícias

Você está aqui

Secretário André Corrêa visita Rio Carioca

Secretário André Corrêa visita Rio Carioca

O secretário do Ambiente, deputado estadual André Corrêa, realizou uma vistoria no Rio Carioca, acompanhado do diretor de esgoto da Região Metropolitana da Cedae, Márcio Melo, do arquiteto do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Roberto Anderson, do presidente da Associação dos Moradores dos Guararapes, Eduardo Silva, e do chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiro, para identificar os principais problemas que colaboraram para a degradação do rio.

Em reunião realizada na sede da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) o secretário André Corrêa anunciou a elaboração de um projeto de revitalização do Rio Carioca, em parceria com a Cedae e a Rio Águas. Um dos pontos abordados durante o encontro foi a definição de um órgão de monitoramento ambiental do curso hídrico. A pedido do secretario, a Cedae está realizando um pré-diagnóstico da rede de saneamento da região.

Apesar da gestão do rio ser uma atribuição municipal, o secretário declarou que irá se reunir com a direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no próximo dia 2 de fevereiro, a fim de viabilizar recursos para a revitalização do rio.  O secretário ainda ressaltou que irá conversar com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para pedir apoio ao projeto.
O plano de recuperação ambiental do Rio Carioca prevê ainda a realização de mutirões de limpeza ao longo do recurso hídrico, com a participação da Associação de Moradores dos Guararapes e agentes ambientais da SEA.

Oportunidades

Uma das principais propostas da secretaria é investir em ofertas hídricas na cidade e no estado. Ao realizar a vistoria no Rio Carioca, o secretário falou da intenção de estudar melhor os mananciais do Parque Nacional da Tijuca para ajudar no abastecimento do município.

De acordo com André Corrêa, o parque é um celeiro de água e tem várias minas que abastecem várias comunidades. “Vou fazer uma reunião com o pessoal da Cedae, de esgoto e de água, para fazer um balanço hídrico sobre os manaciais do parque. É só uma ideia, mas isso vem de encontro com o que eu quero, aumentar a oferta hídrica de fontes que não sejam do Rio Guandu", afirmou.

Fonte: Ascom SEA

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin