Segundo levantamento de nova pesquisa 83% dos moradores de Valença aprovam a administração municipal valenciana
Recente pesquisa de avaliação de prefeitos realizada pela Factum Instituto de Pesquisa revelou que o governo de Saulo Corrêa (MDB) alcançou aprovação de 83% entre os moradores do município de Valença. Segundo esse instituto trata-se de uma das mais altas avaliações administrativas registradas em todo o estado do Rio de Janeiro no ano de 2025. O levantamento, foi realizado no período entre 17 e 19 de novembro com 640 entrevistados.
Os números indicam que 58% classificam o governo como ótimo ou bom, enquanto apenas 9% avaliam como ruim ou péssimo. A pesquisa aponta ainda um retrato de otimismo: 75% acreditam que a administração vai melhorar em 2026, e 59% afirmam que Valença está se desenvolvendo — um salto significativo em relação ao ano anterior.
Secretarias bem avaliadas
As secretarias municipais também obtiveram resultados robustos. Saúde, historicamente o segmento mais sujeito a críticas por parte da população, aparece com nota 6,6 — considerada pela Factum uma das melhores avaliações de saúde pública municipal de 2025. Obras, Educação, Assistência Social e Serviços Públicos também superaram a marca de 6 pontos. Já o prefeito Saulo Corrêa recebeu a maior nota individual: 7,6.
No campo político, a família Corrêa aparece em situação avaliada positivamente. Saulo é o filho mais jovem do ex-prefeito e atual vereador licenciado e deputado federal Luiz Antônio Corrêa (Progressistas), e irmão do deputado estadual André Corrêa (Progressistas).
Em suas redes sociais o deputado André Corrêa observou; “Muito feliz aqui! O governo do meu irmão Saulo está bombando com uma avaliação positiva de 83%! Desde que estou na política, nunca vi na minha terra um índice tão alto. Parabéns também ao vice-prefeito Ailton e a todos os secretários.”, comemorou.
André Corrêa avaliado
A pesquisa também quis saber como os moradores do município avaliam o trabalho do parlamentar de sete mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A atuação do deputado é aprovada por 85% dos entrevistados e, quando estimulados sobre a próxima eleição para deputado estadual em 2026, 60% dos pesquisados declaram voto nele — número muito superior à soma de todos os demais citados na mesma pesquisa. Segundo o parecer da Factum, André caminha para obter “a maior votação da história de Valença” caso o cenário se mantenha.
A pesquisa também avaliou o impacto de ações específicas da gestão municipal. Intervenções como asfaltamento de 191 ruas, reforma de escolas, criação da nova pista de skate, contratação de neuropediatra, ampliação de eventos turísticos e reorganização de unidades de saúde têm aprovação que chega a 79%, embora muitas delas ainda sejam pouco conhecidas — índice que a Factum aponta como desafio para a comunicação governamental.
O relatório conclui que Valença passa por um momento de alta confiança institucional e reconhecimento público das mudanças implementadas em 2025. Saulo e André Corrêa, segundo o documento, mantêm, até aqui, um dos cenários políticos mais favoráveis do estado.
