Blogs

Você está aqui

Aproveite o verão no Rio de Janeiro com atividades ao ar livre e em meio à Mata Atlântica

Aproveite o verão no Rio de Janeiro com atividades ao ar livre e em meio à Mata Atlântica

Unidades de conservação, como a nova Floresta Estadual José Zago, aumentam as opções de lazer e contribuem para a preservação ambiental

Nessa época do ano, uma boa pedida é aproveitar os passeios ao ar livre. O Rio de Janeiro tem opções de sobra para oferecer e algumas delas são unidades de conservação como parques e florestas, que preservam a beleza da mata atlântica e oferecem cachoeiras, rios e incríveis paisagens para quem gosta de fazer caminhadas e trilhas.

Em janeiro, o Rio aumentou essas opções com a sua primeira Floresta Estadual. No dia 14, foi oficializada a criação da Floresta José Zago, localizada em Trajano de Moraes, na Região Serrana. Trata-se da primeira unidade de conservação do tipo no Estado, com administração do Inea. A boa notícia é que a Floresta já está aberta para passeio!  Conheça mais sobre o lugar e saiba como planejar a sua visita.

Para o superintendente da Baia de Sepetiba e ex-presidente do antigo Instituto Estadual de Florestas, Roberto Félix, o sentimento é de que os objetivos ambientais estão sendo alcançados: “Com a implementação de políticas públicas voltadas para a preservação desses espaços, sejam reservas, estações ecológicas ou parques, estamos assegurando a existência de refúgios da vida silvestre, onde é possível ocorrer a dispersão de várias espécies e a movimentação entre os diversos fragmentos florestais”, explicou Roberto. Outra novidade que chegou ao Rio é um equipamento francês chamado “Eco-Contador”. Ele contabiliza o número de visitantes em trilhas e o nosso Estado é o primeiro na América Latina a usar essa tecnologia. Foram investidos 475 mil reais na compra de 25 aparelhos e, no dia 25 de janeiro, o Inea realizou o primeiro curso de instalação e operação para os técnicos. Os Eco-Contadores já são utilizados em 50 países, principalmente Europa, Estados Unidos e Canadá.

Acredito que essa é uma forma de aperfeiçoar a gestão nos parques, fundamental para um uso sustentável das unidades de conservação. Queremos mais pessoas dentro dos nossos parques, usufruindo seus encantos! 

E, por isso, tivemos a ideia de compartilhar abaixo os melhores parques para se divertir e aproveitar o verão. Confira também o guia completo com mais detalhes e informações sobre como chegar.

Os 10 melhores parques para curtir o Rio de Janeiro

1) Parque Estadual Serra da Concórdia: localizado em Valença, o parque comemorou em janeiro o seu 13º aniversário. É indicado para caminhadas e observação de animais e plantas.

Horário de funcionamento: diariamente de 9h às 18h.

Como chegar e outras informações.

2) Parque Estadual dos Três Picos: localizado na Região Serrana, abriga o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ) e é ideal para caminhadas e escaladas.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 9h às 16h30.

Como chegar e outras informações.

3) Parque Estadual da Ilha Grande: área protegida pela Constituição Federal, composta por praias paradisíacas, cachoeiras e manguezais.

Horário de funcionamento: de 8h às 17h. 

Como chegar e outras informações.

4) Parque Estadual da Pedra Branca: maior parque urbano do mundo, está localizado entre Jacarepaguá e Campo Grande e é recomendado para caminhadas, trilhas e passeios.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 8h às 17h.

Como chegar e outras informações.

5) Parque Estadual da Serra da Tiririca: localizado entre Niterói e Maricá, tem como principais atrativos a Praia de Itacoatiara e mirantes.

Horário de funcionamento: de 8h às 17h para visitação e trilhas.

Como chegar e outras informações.

6) Parque Estadual do Desengano: localizado entre Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campo dos Goytacazes, o parque preserva ainda o bioma primitivo da Mata Atlântica.

Horário de funcionamento: diariamente, de 8h às 17h. 

Como chegar e outras informações.

7) Parque Estadual da Costa do Sol: situado na Região dos Lagos, é ideal para caminhadas, trilhas, recreação e banho, além da observação de animais.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 8h às 17h (sede administrativa).

Como chegar e outras informações.

8) Parque Nacional da Tijuca: um dos primeiros parques do Brasil a ser reflorestado, é conhecido por oferecer lindas vistas panorâmicas do Rio de Janeiro. 

Horário de funcionamento: diariamente de 8h às 17h e, no horário de verão, até 18h.

Como chegar e outras informações.

9) Parque Nacional da Serra dos Órgãos: com a maior rede de trilhas do Brasil, o parque é um 

dos destinos preferidos de praticantes de montanhismo, rapel e camping. 

Horário de funcionamento: aberto diariamente de 8h às 17h.

Como chegar e outras informações.

10) Parque Nacional de Itatiaia: localizado ao sul do Estado, próximo à Serra da Mantiqueira, é conhecido pela prática de montanhismo, trilhas e banhos de cachoeira.

Horário de funcionamento: aberto diariamente de 8h às 17h.

Como chegar e outras informações.

Atualmente, o Rio é considerado referência em preservação da Mata Atlântica, um dos principais compromissos da minha atual gestão, pois além de abrigarem rica biodiversidade, são importantes para a proteção dos nossos mananciais e para o desenvolvimento sustentável no Estado do Rio de Janeiro. Todas essas opções estão a nossa disposição para aproveitarmos, mas não podemos esquecer que elas fazem parte da nossa “casa comum” e precisamos usufruí-las com consciência.

Tenham um bom passeio!

Abraços,

André Corrêa.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin