Blogs

Você está aqui

Lei da Rota Cervejeira Serrana

Lei da Rota Cervejeira Serrana

Reduzir imposto, gerar emprego, fomentar o turismo e garantir geração de renda para nossos municípios: essa lei merece um brinde

Foi motivo de grande alegria quando o Governo do Estado sancionou, no dia 3 de julho de 2014, a lei estadual № 6.821, de minha autoria que prevê a criação de um programa de incentivo à produção de cervejas e chopes artesanais no estado do Rio de Janeiro. Com a redução da tributação de 25% para 13%, o objetivo é estimular a economia, a geração de emprego e renda, o fomento da indústria turística e desenvolver o segmento das microcervejarias - empresas cuja produção anual não ultrapasse 3 milhões de litros.

 

 

A cerveja artesanal é um nicho crescente, e o consumo desse tipo de bebida tem registrado alta de cerca de 20% ao ano. Por isso, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro defende que as microcervejarias devem receber tributação diferenciada, já que geram uma cultura cervejeira no estado, proporcionando incremento na indústria do entretenimento, hoteleira, gastronômica e turística, beneficiando uma larga cadeia econômica.

Rota da Cerveja - André Corrêa articula e Governo reduz tributação para cervejarias artesanais de 25% para 13%.

 

 

Pude articular as primeiras reuniões entre o Governo do Estado, a FIRJAN e empresários do setor cervejeiro para fomentar o caminho da implantação da Rota da Cerveja do Rio de Janeiro. A iniciativa, que visa juntar um roteiro turístico com a produção cervejeira de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e toda a Região Serrana, segue o molde de outros cases de enorme sucesso, como o das rotas da Região Sul do Brasil, para impulsionar os setores de produção de bebida e de turismo.

A redução da tributação para os microempresários da cerveja é realmente uma grande notícia. É mais um passo importante dado pelo Governo do Estado para a criação de uma Rota da Cerveja na Região Serrana. Isso, sem dúvida, gera empregos e beneficia o turismo serrano.

A Rota foi criada em 2014 com o objetivo de fomentar o turismo que tinha sido comprometido pelas chuvas frequentes na região. Identificamos no setor de cervejas artesanais e especiais na Região Serrana do Rio, uma boa oportunidade também para fomentar o mercado que estava em franco crescimento.

 

 

Hoje a Rota Cervejeira RJ reúne grandes e pequenos produtores - BOHEMIA, GRUPO PETRÓPOLIS, RANZ BIER, ALPENDORF, PONTAL, BARÃO BIER, FAVRE BAUN, ROTA IMPERIAL, KANTON BEER, BREWPOINT, DR DURANZ, VILA DE SECRETARIO, TORTUGA CRAFT BIER, MADAME MACHADO, ODIN, COLONUS, MAD BREW, CERVEJARIA MACUCO, THEREZÓPOLIS (St. Gallen), BRASSARIA MATRIZ, COLARINHO DA SERRA, DA CORTE, LUMIARINA, NOSSA FÁBRICA e CERVEJARIA MACACU - e oferece pacotes com roteiros que incluem atrações que vão de "beer experiences" nas grandes cervejarias, visitas às microcervejarias e atrativos turísticos destas cidades, até as e degustações harmonizadas em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a natureza.

A ACCERJ-TUR - Associação das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro tem parceria com várias agências de viagens, que colocaram em sua prateleira de circuitos nacionais a Rota Cervejeira RJ como destino. Vale conferir as agências parceiras nas redes sociais da Rota ou fazer este tour com amigos e família de carro mesmo! Antes, porém, consulte o site da Rota Cervejeira RJ ou das cervejarias associadas para verificar a disponibilidade e horários de visita às fábricas.

 

 

AS CERVEJARIAS DA ROTA QUE JÁ FAZEM BEER TOUR

Cervejaria Bohemia, Petrópolis – A Cervejaria Bohemia é o maior centro de experiência cervejeira do país. Situado nas antigas instalações da primeira cervejaria do Brasil, o local divide com o público todo o conhecimento do universo da cerveja.

São mais de sete mil m² e 20 ambientes, que reúnem informações sobre o mundo da cerveja na gastronomia, na cultura, no comportamento, no bem-estar, no meio ambiente e no consumo responsável, tudo isso apresentado de forma interativa. Mais informações em www.cervejariabohemia.com.br.

Grupo Petrópolis - (Petrópolis e Teresópolis) – O beer tour na fábrica em Itaipava é gratuito, oferecido de terça a sábado, e deve ser agendado com antecedência. Durante a visita monitorada, o turista conhece a produção das cervejas desta que é a primeira fábrica do Grupo Petrópolis, do descarregamento da matéria-prima ao envase.

A visitação na fábrica de Teresópolis é realizada da mesma forma. A fábrica fica na Serra do Capim, e assim como Petrópolis, o visitante tem a chance de conhecer o processo de fabricação de diversas marcas da Companhia, a sala de brassagem, e descobrir alguns segredos de uma bebida de excelência.

Mais informações:www.grupopetropolis.com.br .

Cervejaria Brewpoint (Petrópolis) – A Brewpoint abriga seis marcas: Duzé, Da Corte, Imperatriz, Rústika Serra Velha e Saideira. As marcas que estão na Brewpoint são figurinhas fáceis da feira Deguste, que acontece sempre no segundo sábado do mês, em Petrópolis.

A cervejaria fica na entrada de Petrópolis, a 500 metros da Pavelka e da Casa do Alemão, tradicionais pontos de parada de quem vem do Rio, e a 200 metros do Palácio Quitandinha. A Brewpoint também possui um bar no bairro do Quitandinha. Tanto fábrica, quanto bar podem ser visitados. Informações: http://cervejariabrewpoint.com.br

Cervejaria Odin (Petrópolis) - Localizada em Itaipava, distrito de Petrópolis, a Odin já organiza pequenos beer tours. A Cervejaria atualmente tem capacidade de produção de 50 mil litros/mês. Possui um bar de fábrica e participa da feira mensal Deguste, no centro de Petrópolis. Além disso, conta com 12 barris de carvalho de Brandy, Whisky e Bourbon, utilizados para maturação de cervejas especiais e que promove uma experiência sensorial realmente diferenciada. Contato pelo telefone: (21) 99637-7665

Ranz Bier (Nova Friburgo) – Situada em Lumiar, a micro cervejaria oferece a Ranz Bier Witbier (clara, de alta fermentação, à base de trigo), a Ranz Bier Tarja Preta (dark Strong ale) e a Ranz Bier Brown Ale, entre outras, inclusive opções sazonais. Todas são produzidas com métodos artesanais e podem ser degustadas no restaurante ao ar livre da marca, ao lado da pracinha no centro da localidade. No local, também há uma loja da marca. Abre a fábrica para visitações pré-agendadas. Informações: www.ranzbier.com.br.

Cervejaria Barão Bier (Nova Friburgo) - A cervejaria Barão Bier produz seis estilos de cervejas - American Blonde Ale, American Red Ale, Weizen, English Pale Ale e a India Pale Ale - e o chope de Laranja. O Bier Tour Sense promovido pela Barão Bier é uma experiência fantástica, na qual você poderá passar um momento único nas instalações da cervejaria com a oportunidade de conhecer parte da história de Nova Friburgo, o processo de fabricação da cerveja e ainda degustar todos os rótulos produzidos pela Barão Bier. Se quiser saber mais é só ir no site da cervejaria: http://baraobier.com.br/

Cervejaria Alpendorf (Nova Friburgo) - Localizada na Casa Suíça, complexo que mantém uma queijaria, uma chocolateria, um museu e um artesanato local, a cervejaria reforça a idéia da tradição de Nova Friburgo. A meta da cervejaria é levar para o público um produto equilibrado, inovador e que proporcione uma sensação sensorial única, quando experimentado. Já são seis rótulos Alpendorf, nos estilos Black Apa, Rouge Larger, Double American Portes, Americam Wheat IPA, Irish Red Ale e German Pilsner.

Os contatos para visitação podem ser feitos pelo telefone (22) 99243-0824 ou pelo e-mail [email protected].

Cervejaria Soul Terê (Teresópolis) - A Soul Terê nasceu de três paixões (Cerveja, Esportes e Música), que serviram de inspiração para todos os seus rótulos. A cervejaria chegou para ajudar a movimentar o turismo e a cultura cervejeira na Região Serrana do Rio e começou a operar a fábrica em agosto de 2018. O Mondial de la Biere de 2018 foi o grande debut no mercado do Rio de Janeiro, quando a cervejaria lançou cinco cervejas iniciais. As visitas precisam ser agendadas no e-mail [email protected]

Cervejaria Pontal (Nova Friburgo) - A Cervejaria Pontal nasceu com o objetivo de ajudar os Cervejeiros Ciganos a desenvolver, profissionalizar e maximizar a produção de cerveja artesanal. Está preparada para fabricar cervejas para quem quiser! Conta hoje com os rótulos Pontal American Pale Lager (American pale lager); Eclipse Porter (English Porter); Charlie Goes Nuts (Brown Ale); Charlie Goes Nuts com Amburana (Wood Aged Beer); Pontal American Ipa (American Ipa); Pontal Brett Ipa (American Ipa); Cherry Storm (Fruit Beer); Pontal Brownie Wine (Barley Wine).

A cervejaria ainda não tem formatado um beer tour, mas uma vez por mês promove o "GrowlerDay" que tem atraído os amantes da boa cerveja. Mais informações: http://cervejariapontal.com.br

Cervejaria Macacu (Cachoeiras de Macacu) - A cervejaria também promove beer tours e tem como diferencial uma réplica da Toca do Urso (Cerveja Colorado). O espaço simula as cavernas que são o hábitat de um urso, símbolo da marca, e reúne inovações em cerveja e loja com itens exclusivos. Os visitantes adoram! Mais informações: https://www.ambev.com.br/

Um grande abraço a todos os amigos cervejeiros, especialmente da região serrana. Desejo sucesso e ótimos investimentos a todos!

Até a próxima.

ANDRÉ CORRÊA

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin