BAIXE O MEU APP

Olá, faça seu login ou cadastre-se.

Você está aqui

Comunidade comemora asfalto na Passagem

Comunidade comemora asfalto na Passagem

A tão esperada obra de asfaltamento da estrada que faz acesso ao bairro Passagem foi finalmente concluída. Para os moradores, os efeitos foram imediatos, com a garantia do direito de ir e vir, a facilitação da chegada de mercadorias para o comércio local e a valorização dos imóveis do bairro. O Jornal Local foi até a comunidade na sexta-feira, dia 28/10, e conversou com moradores, que demonstraram estarem satisfeitos com o benefício e agradeceram a todos os responsáveis pela chegada do asfalto.

Para o morador Gilberto Crispim, a mudança já se faz sentir, por exemplo, no tocante ao transporte público, pois os horários não falham mais. Ele destacou a questão do atendimento aos estudantes da localidade, que agora não sofrem mais o risco de perder o horário na escola. Segundo Gilberto, até a questão do transporte coletivo pode ser aprimorada, já que agora há acesso de qualidade à comunidade, e pediu aumento no número de horários. “O último horário para cá é 6 e pouca. Então, o cara que sai às 5 horas da fábrica, não dá tempo de resolver um mercado. Então, tendo um disponível 8h ou 10h da noite, o pessoal pode até se programar melhor”. Gilberto aproveitou para elogiar a sessão itinerante realizada pela Câmara que, segundo ele, foi o marco para confirmar que a obra realmente sairia. “Celsinho foi um guerreiro!”, disse, agradecendo ao vereador que lutou pela obra.

Outro morador, Tarcísio dos Santos, também comemorou a obra. “Foi bom para caramba. Agradeço o Celsinho, o Saulo, o Dr. Luiz Antônio e o André!”. Ele aproveitou para pedir empenho dos políticos para resolver o problema da Serra, que esburaca com as chuvas e deixa sem acessibilidade uma parte da localidade. A empresária Maristela Ferreira, dona de uma mercearia, disse que a mudança foi sentida na chegada do estoque. Falou de uma empresa que vinha de 15 em 15 dias, com muita dificuldade; agora, toda a semana. “Agora, está chovendo vendedores!”. Ela conta que com a abertura que a empreiteira fez perto da ponte, não só os ônibus, mas os caminhões maiores também conseguem passar, o que ajuda na chegada dos produtos ao comércio. Maristela criticou os Correios, que continuam falhando muito, mas agora não têm desculpa, porque estrada tem. “Agora, é má vontade!”.

Valorização imobiliária

Maristela lembra que o asfalto foi uma obra há muito prometida, mas que sempre ficou na promessa. A comerciante contou de uma eleição, em que vários candidatos preferiram nem vir à localidade, pois sabiam que seriam alvo de ovadas. Outro a comemorar a chegada do piso asfáltico foi o padeiro Geraldino dos Santos. “O asfaltofoi uma maravilha, um sonho realizado”. Segundo ele, até começou a se vender mais terreno no bairro e contou que uma moradora de São Gonçalo esteve recentemente na Passagem e comprou um terreno.

Ele conta que, de uns tempos para cá, atletas de ciclismo estão fazendo treinos na estrada asfaltada. E que pessoas passaram a fazer caminhadas, aproveitando a iluminação recolocada ao longo da via pela Prefeitura. “A missa era uma vez por mês. Agora, é todo o sábado!”. Ele conta que o número de carros no trânsito aumentou, principalmente, pelos visitantes, deslumbrados com a pedreira e com a mata.

Saulo e Celsinho

Os vereadores Saulo Corrêa e Celsinho do Bar acompanharam a reportagem na visita ao bairro. Saulo, presidente da Câmara Municipal, comemorou a chegada do asfalto, lembrando que a obra era sonho antigo dos moradores e nunca cumprido pelos políticos. Ele elogiou Celsinho por sua luta constante pelo bairro. “Nunca deixou que essa chama se apagasse!”. Saulo aproveitou para elogiar o deputado André Correa, que se sensibilizou pelo pleito de Celsinho e com recursos próprios, daSecretaria de Estado do Ambiente, devolveu dinheiro para o Departamento de Estradas de Rodagem, o que permitiu a obra.

Saulo lembra que nunca foi prometido o asfalto, mas foi feito. “Queria realçar essa parceria que deu certo para Valença, que a população no ano passado confiou”. Elogiou o prefeito Fernandinho Graça, que tem mostrado cuidadosa atenção com todas as localidades do município. Celsinho agradeceu ao Saulo, ao André Corrêa, ao prefeito e, também, a Luiz Antônio, que muito ajudou nessa obra. Celso recordou a última eleição, onde desistiu de ombrear com André e seguiu outro caminho, muito em protesto pelo asfaltamento não realizado. Segundo o vereador, após a eleição, ele conversou com André, que assumiu o compromisso de levar o asfalto à Passagem. “Teve compromisso e estamos vendo a obra totalmente realizada!”.

Celsinho, que acompanhou a obra de perto, conta que muita coisa feita na estrada pela firma seguiu sua orientação, como a abertura da entrada, a abertura perto daponte, o alargamento da via em alguns pontos – inclusive, com a cessão de pedaços de terrenos de moradores -, o asfaltamento em volta do Posto de Saúde, a colocação de oito quebra-molas, a colocação de escória em ruas vicinais, etc. Celsinho agradeceu ao prefeito pela iluminação, mas pediu apoio na construção de uma pequena pracinha no início da estrada, onde poderia ser colocada a imagem de São José da Passagem, tornando o acesso mais bonito.

Fernandinho Graça

A reportagem conversou com o prefeito Fernandinho Graça, que destacou a importância da obra para o bairro Passagem. “Graças a Deus, aconteceu através daparceria que a gente fez com a Secretaria, de trazer esse asfalto”. Segundo ele, esse asfalto não era cobrado apenas pela comunidade da Passagem, mas pela população inteira. “Aquilo me deu muito orgulho, de fazer parte dessa obra”, afirmou Fernandinho, lembrando que não foi apenas o asfalto, mas a iluminação de todo o trecho. O prefeito conta que foram feitos 1.200 metros de rede. “Tivemos que fazer a rede de baixa tensão, que não existia. Tivemos que colocar os braços de luz, as fotocélulas, 28 braços”.

O chefe do Executivo disse que estão pedindo agora o material para pintar a sinalização horizontal e as placas de trânsito. Ele agradeceu ao deputado André Corrêa pela parceria, que já vem gerando frutos e acredita que, através desse apoio, conseguirá mais asfalto para outras comunidades valencianas. Com relação ao início da estrada, Fernandinho afirmou que já tem uma proposta de reurbanização, a pedido do vereador Celsinho, que será feita com material da Prefeitura e mão de obra dapopulação local.

Fonte: Jornal Local - 
Edição: 570 Publicado por: Paulo Henrique Nobre em 01/11/2017 as 08:31

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de