BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Festejo pelo aniversário do Parque Estadual da Serra da Tiririca contou com plantio de mudas em Camboinhas

Festejo pelo aniversário do Parque Estadual da Serra da Tiririca contou com plantio de mudas em Camboinhas

O Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) completou nesta quarta-feira (29) seu 26º aniversário e a celebração contou com a presença de alunos da Escola Municipal Francisco Portugal, que realizaram um plantio de mudas na restinga da Praia de Camboinhas. Ao todo cerca de 20 espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas na área como aroeira, clúsia e pitanga.

A atividade foi promovida pelo órgão que administra a área, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o intuito de promover a conscientização ambiental e ordenar o uso do espaço por meio de iniciativas que gerem a participação da sociedade no trabalho de preservação da área. Desde o último sábado, o Inea vem realizando eventos comemorativos para celebrar a data e amanhã a programação será encerrada com uma trilha no Morro do Tucum.

Guiados pelos guarda-parques, que realizam a vigilância do Peset, os estudantes conheceram a origem e a espécie das mudas, antes de iniciarem o processo de plantio. Além de cultivarem as plantas, os alunos cavaram o solo e regaram as mudas ao lado dos membros do Inea. De acordo com a coordenadora de turma da Escola Municipal Francisco Portugal, Delba Maria Lopes, a iniciativa de inserir alunos da rede pública de ensino de Niterói em eventos de cunho socioeducacional permite a transformação do olhar da criança para as causas ambientais.

“É primordial para a formação dos estudantes ter um contato direto com a natureza para que isso gere um senso de responsabilidade ambiental. Através de ações conscientizadoras, podemos formar cidadãos que irão valorizar nosso patrimônio com juízo de pertencimento. Dessa forma, o Parque será eternizado por longas gerações e, assim, iremos extinguir o número de infrações cometidas no local, futuramente.”, disse a coordenadora.

Durante o evento, o conselho do órgão apresentou os projetos elaborados ao longo deste ano para garantir a manutenção da área no período de estiagem e reduzir o número de infrações relacionadas a desmatamento, queimadas, pesca irregular, extração mineral e outros crimes. Em discurso, o Gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Alexandre Inácio, apontou as principais metas de sua equipe para o ano de 2018. “Pretendemos expandir o manejo das trilhas para melhor atender os visitantes, por meio de projetos de fortalecimento estrutural. Também planejamos intensificar o serviço de proteção da área com atividades de capacitação dos agentes que realizam a vigilância do Parque.”, revelou o gestor.

Para o diretor de Biodiversidade e Ecossistemas do Inea, Paulo Schiavo, o Peset faz parte da história ambiental do Estado e merece ser reconhecido por sua exuberância e riqueza nativa. 

“Essa área abrange os municípios de Niterói e Maricá, sendo composta por um ecossistema que une espécies raras. Por isso, nosso maior desafio é conscientizar as comunidades ao entorno da região a valorizarem o espaço e usufruírem com responsabilidade, tendo em vista que o Parque é a terceira unidade ambiental mais visitada do Estado.”, afirmou.

Ainda durante o evento, o vereador Betinho entregou os títulos de cidadão niteroiense ao deputado estadual André Corrêa, ex-secretário de Estado do Ambiente, e ao seu pai, o ex-prefeito de Valença, Luiz Antônio Corrêa.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cidades/peset-comemora-seus-26-anos

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin