BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Flores raras são encontradas no Parque Estadual dos Três Picos

Flores raras são encontradas no Parque Estadual dos Três Picos

Espécies não vistas há 150 anos vão compor inventário. Trabalho é feito em território fluminense, incluindo cidades da Serra

Quatro espécie de flores que não eram vistas há 150 anos foram registradas pelo Inventário de Espécies Florestais, no Parque Estadual dos Três Picos. Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, fazem parte da reserva, que engloba ainda as cidades de Guapimirim eSilva Jardim.

As flores identificadas foram Gaylussacia pruinosa; uma orquídea (Hoffmansegella alvaroana); e duas espécies da família Melastomataceae.

Elas fazem parte de um documento que identificou 904 espécies da flores endêmicas, ou seja, que só existem no estado do Rio de Janeiro. O inventário foi elaborado por profissionais das áreas de engenharia florestal e biológicas que, divididos em equipes, percorreram o território fluminense, efetuando medições e coletas de solo, folha, caule e tronco de árvores e de plantas para análise no Jardim Botânico.

O objetivo foi identificar as espécies da flora e em quais locais elas foram encontradas. Para esse levantamento, as equipes percorreram 960 mil metros quadrados de área e visitaram 260 pontos em 79 municípios.  Foram efetuadas cerca de oito mil coletas botânicas e 962  coletas de amostras de solo.

A partir deste levantamento, a proposta da Secretaria Estadual de Ambiente é elaborar um plano de ação para a conservação das espécies ameaçadas de extinção.

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2016/04/flores-raras-sao-e...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin