BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Novo Dia D Contra a Febre Amarela leva vacina a todos os 92 municípios do Rio de Janeiro

Novo Dia D Contra a Febre Amarela leva vacina a todos os 92 municípios do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro realiza, neste sábado (03/03), mais um Dia D de Vacinação Contra a Febre Amarela. Postos, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais estaduais estarão imunizando a população contra a doença, das 8h às 17h, nos 92 municípios do estado. Acesse o link www.febreamarelarj.com.br/locais-de-vacinacao para encontrar os pontos da campanha mais próximos a você.

 

Em 2018, foram registrados 108 casos de febre amarela em todo o território fluminense, com 48 mortes confirmadas. Para orientar quem ainda não se imunizou e garantir que todos participem do mutirão, o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., explicou as dúvidas mais frequêntes da população:

 

Sabemos que há dois tipos de febre amarela, a silvestre e a urbana, e que os macacos não são os responsáveis pela transmissão em nenhum dos casos. Qual é a diferença entre esses dois tipos?

Na Silvestre, os principais vetores transmissores são mosquitos haemagogus e sabethes. O ser humano é contaminado acidentalmente, quando vai para áreas que têm a circulação da doença. Já a Urbana é transmitida principalmente pelo Aedes aegypti.

 

Qual é a forma de prevenção mais eficaz contra a febre amarela?

A vacina. Ela é altamente eficaz e segura.

 

Qualquer pessoa pode tomar a vacina contra a febre amarela?

A Secretaria de Saúde recomenda a vacinação de pessoas a partir dos 9 meses de idade que ainda não tenham recebido nenhuma dose da vacina. Existem algumas contraindicações específicas, mas, na dúvida, é importante procurar um posto e se informar. Por exemplo, a imunização de crianças menores de 9 meses de idade é contraindicada.

 

Como é o esquema de vacinação para idosos e crianças?

Crianças a partir de nove meses de idade devem ser vacinadas, assim como idosos que estejam em bom estado de saúde e morem nos 77 municípios que não fazem parte da Região Metropolitana ou que visitem áreas onde há confirmação de circulação do vírus.

 

O efeito da dose fracionada é mais fraco do que o da dose padrão?

É o mesmo efeito: a pessoa fica completamente imunizada contra a febre amarela. Estudos da Fundação Oswaldo Cruz comprovaram que pessoas que tomam a dose fracionada permanecem imunizadas por pelo menos oito anos. A dose padrão é única, protegendo permanentemente contra o vírus. A dose fracionada é tão segura quanto a dose padrão.

 

Quem recebe a dose fracionada terá que fazer um reforço depois?

Quem tomar a dose fracionada fica imunizado por pelo menos oito anos.

 

A vacina vai ser fracionada em todo o estado?

Não. Apenas em 15 municípios da Região Metropolitana: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.

 

Quem não deve tomar a dose fracionada?

Crianças entre 9 meses e 2 anos de idade tomam a dose padrão; Gestantes e pessoas em condições clínicas especiais tomam a dose padrão; Pessoas com comprovante de viagem internacional cuja data seja 10 ou mais dias depois da data da vacinação e que precisem da emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) tomam a dose padrão, por determinação da Organização Mundial de Saúde.

 

Com a campanha da dose fracionada da vacina, o que muda para os viajantes?

A Organização Mundial de Saúde exige que o viajante tenha tomado uma única dose integral para obter o certificado. Com a nova campanha de vacinação fracionada, será necessário que o viajante que ainda não está imunizado vá aos postos de saúde munido, além de caderneta de vacinação, do comprovante da viagem para poder se imunizar com a dose integral.

 

 

Com informações de Fernanda Domingues: Governo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=5846761

Foto: Paulo Vitor

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin