BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Parques estaduais fluminenses participam de evento de observação de pássaros

Parques estaduais fluminenses participam de evento de observação de pássaros

Duas unidades de conservação fluminenses participam neste fim de semana do Big Day Brasil, evento que reúne pessoas de todo o país para o desafio de registrar o maior número de espécies de aves livres em 24 horas. Os parques estaduais Cunhambebe, localizado na Costa Verde, litoral sul do estado, e do Desengano, no norte fluminense, ambos administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), aderiram ao movimento, em que o importante é “capturar” os pássaros com os olhos, sem incomodar o animal ou o ninho.

 

No parque Cunhambebe, a participação nas atividades de observação foi prejudicada pelo tempo chuvoso na região, mas assim mesmo ocorreu, entre as 7h e as 10h30 da manhã deste sábado, tendo como ponto de encontro o km 441,5 da rodovia BR-101 (Rio-Santos). “Os participantes foram praticamente a equipe do próprio parque, que soma 17 pessoas”, disse o guarda-parque Ivan Cobra. 

 

No norte do estado, o Parque do Desengano, que abrange áreas dos municípios de Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes e São Fidélis, faz hoje e amanhã (23) o movimento Vem Passarinhar, incluindo a participação no Big Day Brasil.  O evento acontece na sede administrativa da unidade de conservação, com entrada pelo Horto Florestal Santos Lima, em Santa Maria Madalena.

 

De acordo com o Inea, a observação de aves é uma excelente oportunidade para a sensibilização da sociedade em prol da preservação nas diversas regiões do Estado. “Os observadores de aves ajudam os gestores, ao trazerem  informações sobre as espécies avistadas”, destacou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

 

Conhecida como birdwatching, a observação de aves vem se despontando como importante atividade de contemplação da natureza agregando cada vez mais adeptos e atraindo seguidores de todas as idades. Os participantes podem postar suas listas, fotos e filmes das aves observadas na plataforma colaborativa eBird, acessada pelo linkhttp://ebird.org/content/brasil/.

 

Por Paulo Virgílio

Com edição de Valéria Aguiar

Foto: João Rafael Marins

Fonte: Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-10/parques-estaduais-...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin