BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Voluntários iniciam recuperação da Colina dos Mirantes

Voluntários iniciam recuperação da Colina dos Mirantes

Um dos locais de onde se tem a melhor vista para Teresópolis e seus atrativos naturais, a Colina dos Mirantes segue abandonada pelo governo municipal. Mas, se depender de um grupo de voluntários, em breve o número de visitantes pode aumentar e, consequentemente, o turismo voltar a lucrar com o espaço localizado no final da Alameda Nilo Tavares e parte mais alta do bairro da Fazendinha.

 

No fim de semana, o conhecido “Zico”, apelido do teresopolitano Doldaninho Barbosa, reuniu um grupo de voluntários para iniciar a recuperação do local.  Capina e recolhimento de lixo foram os principais serviços realizados no último sábado, mas em nova etapa, em data ainda a ser definida, será refeita a pintura e, sendo permitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, algumas árvores serão podadas. “O objetivo é abrir umas janelas para o visitante poder admirar melhor não só a Serra dos Órgãos, mas outros pontos da cidade”, destaca “Zico”, do Lagartos, que pela segunda vez realizou voluntariado na Colina. Outras ações do grupo aconteceram na Cascata dos Amores, na cachoeira embaixo da ponte da Rotariana (Portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos) e trilha da Pedra do Elefante. O trabalho do fim de semana teve o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

 

Recentemente, O DIÁRIO mostrou que a torre de propriedade da Oi instalada na parte alta da Fazendinha havia sido vandalizada. Após derrubar parte de cerca concertina instalada em todo o muro e portão, e pular logo em seguida outro sistema de gradeado, bandidos armados com latas de spray, latas de tinta e rolos de pintura danificaram estrutura em diversos pontos, rabiscando seus indecifráveis e criminosos códigos na parte externa, utilizando escadas necessárias para manutenção das antenas e ou se pendurando em grande altura, e muitas vidraças. Além do dano ao patrimônio com pichações e pinturas feitas com rolinhos, a preocupação é que tal invasão se torne rotina e cause danos nos sistemas da Oi e outras empresas que utilizam a torre - Claro, Embratel, Nextel, TIM e Vivo – deixando assim o já questionado serviço de telefonia ainda mais prejudicado.

 

Divulgada nas redes sociais, as imagens de mais um local danificado pelos pichadores geraram revolta nos teresopolitanos. “Impressionante como esses pilantras rabiscam tudo por aí e ninguém vê. Cadê o patrulhamento? Cadê uma lei que enquadre esse bando de forma mais rígida. Impressionante que sobem lugares altíssimos e não acontece nada. Se fosse um trabalhador garantindo o sustento da família era capaz de sofrer algum acidente”, relatou o leitor Carlos C. em publicação sobre o tema.

 

Bom para o turismo

 

Não é de hoje que a Colina dos Mirantes é vítima de abandono por parte do poder público e consequentemente ataques de vândalos e criminosos. Além da conhecida estrutura das empresas de celular, o mirante e seus bonitos e históricos azulejos e outras estruturas também estão emporcalhados. Até antes da intervenção dos voluntários havia muito lixo espalhado e mato alto, reflexo da falta de ações da secretaria de Serviços Públicos.  Quanto ao pensamento em utilizar o local de acordo com a sua maior potencialidade, para o turismo, a última ação não veio de quem deveria. Em 2016, também partiu da comunidade, em ação voluntária e inédita que promoveu a revitalização do espaço e até a idealização de um novo mirante, mais à frente e abaixo, entre a pequena floresta, para se admirar o bairro do Alto e Serra dos Órgãos.

 

Guardadas as devidas proporções, logicamente, a Colina dos Mirantes poderia ser utilizada da mesma maneira que o Cristo Redentor. É um lugar de onde se avista praticamente toda a área urbana do município e seus principais atrativos naturais, garantindo vários ângulos para enquadramentos diferentes da Serra dos Órgãos, por exemplo. Outra ideia é a construção de um deck um pouco antes do final da rua, permitindo aqueles que não têm disposição para encarar as escadas do mirante um aconchegante lugar para admirar o pôr do Sol e, confortados pelas cores quentes da tarde, se apaixonarem ainda mais por Teresópolis. 

 

Por Marcello Medeiros

Fonte: NetDiário - http://www.netdiario.com.br/noticias/voluntarios-iniciam-recuperacao-da-...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin