BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

André Corrêa acompanha início das obras da Linha 4 do Metrô

André Corrêa acompanha início das obras da Linha 4 do Metrô

O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deram início, na manhã de 20 de março, às obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca/Zona Sul). A primeira estação, a Barra – Jardim Oceânico, ficará localizada no canteiro central da Avenida Armando Lombardi, na altura do número 400, em frente ao shopping Barra Point e ao prédio da Unimed.

No local, será instalado um estande onde os moradores poderão obter informações e esclarecer dúvidas sobre a obra. Neste primeiro momento, não haverá alterações no trânsito.

Para Sérgio Cabral, esta é uma obra essencial para o desenvolvimento da cidade. A nova linha – que segue até a Zona Sul, onde se conectará a Linha 1 - pretende atender a mais de 240 mil pessoas.

- Esta linha é importantíssima para o povo da Barra da Tijuca e da Zona Oeste, para acabar de vez com a desorganização e a histórica falta de atenção em relação ao transporte na região, ressaltou o governador.

Neste primeiro momento, os trabalhos estarão concentrados na sondagem e prospecção do trecho entre o Jardim Oceânico e a Gávea, num total de 9,86 quilômetros. Esta etapa é fundamental para identificar o tipo e as características do solo onde serão escavados os túneis e onde serão instalados os pilares de sustentação do viaduto por onde passará parte do trajeto da nova linha.

A obra está orçada em R$ 4 bilhões e todo o trecho tem previsão de estar pronto até 2016.

A Concessionária Rio-Barra, que detém o contrato de construção da Linha 4, já tem licença junto à Prefeitura do Rio e ao Instituto Estadual do Ambiente para o início das obras, o que inclui a autorização para instalar 168 pontos de sondagem.

Da estação inicial, a nova linha seguirá subterrânea até atravessar a pista da Av. Armando Lombardi, na altura da Igreja São Francisco de Paula, onde subirá em elevado até encontrar o Maciço da Tijuca. Para isso, será construída uma ponte metroviária, de 350 metros, sobre o Canal da Joatinga, a 15 metros do nível do canal. Essa nova estrutura passará entre as duas pontes existentes, que hoje fazem a ligação entre a Estrada da Barra a Av. Armando Lombardi.

A Secretaria Estadual de Transportes espera finalizar esta etapa de sondagem nos próximos três meses, para no máximo em 90 dias dar início às obras físicas e as escavações. Para esta primeira etapa, o Governo do Estado do Rio já tem garantido R$ 100 milhões de recursos próprios.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do deputado André Corrêa, presidente da Comissão de Economia da Alerj e defensor da abertura da Linha 4 do Metrô.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin