BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

DER usa asfalto borracha no recapeamento da RJ-125

DER usa asfalto borracha no recapeamento da RJ-125

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Obras, vem utilizando a técnica do asfalto borracha em rodovias estaduais. Atualmente, a aplicação está em execução nas obras de recapeamento da RJ-125 (Japeri - Miguel Pereira), depois de usá-la com sucesso, primeiramente, na RJ-122 (Guapimirim - Cachoeiras de Macacu) e, depois, no trecho da RJ-151 entre as vilas de Visconde Mauá e Maringá, no Sul do Estado. As obras na RJ-125, orçadas em R$ 85,9 milhões, começaram em dezembro de 2013 e tem conclusão prevista para novembro deste ano.

O asfalto borracha é uma técnica que o DER vem desenvolvendo com o aproveitamento de pneus usados na fabricação do asfalto em uma unidade instalada no próprio canteiro das obras. O sistema recebeu, inclusive, em dezembro de 2012, o Prêmio Mundial de Melhor Obra na categoria Engenharia Sustentável da Federação Internacional de Rodovias. O órgão aproveitou cerca de 200 mil pneus usados no composto de asfalto que cobriu 35 quilômetros da RJ-122.

- O resultado do recapeamento da RJ-125 está muito bom. Serão usados milhares de pneus que iriam para lixão, córregos ou algum terreno baldio, contaminando o solo com o tempo – afirmou o presidente do DER, Henrique Ribeiro.

Ribeiro disse que o uso do asfalto-borracha tem outras vantagens: o material possui alta viscosidade com mais 50% de aderência, o que representa redução de acidentes, e diminuição de 40% do ruído e dos custos, em relação ao asfalto tradicional, além de maior durabilidade, numa média de 20 anos.

- Temos planos para outras estradas que permitem o uso desta tecnologia, como a RJ-145. Não posso sair aplicando o asfalto-borracha em qualquer lugar, somente em estradas que comportem o uso dele. Mas, o bom resultado é comprovado - destacou Ribeiro.

Fonte: Governo do Estado

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin