Notícias

Você está aqui

Processamento de produtos lácteos e reciclagem de aço impulsionam Barra do Piraí

Processamento de produtos lácteos e reciclagem de aço impulsionam Barra do Piraí

Deram início na quinta-feira (31/5) às obras de implantação da fábrica de processamento de derivados lácteos da BR Foods Elegê/Batavo, em Barra do Piraí.

A unidade processará 15 milhões de litros de leite por mês. Com investimentos de R$ 170 milhões, a nova planta industrial, construída em área de 400 mil metros quadrados, vai gerar 600 empregos diretos, além de beneficiar 2 mil produtores. A estimativa é de que a fábrica entre em funcionamento nos próximos 12 meses.

- Estamos trazendo um dos cinco maiores grupos alimentícios do mundo para Barra do Piraí, gerando emprego e movimentando a economia. Isso é trazer e transferir riquezas - disse Pezão.

Christino Áureo ressaltou que o investimento no campo vai fazer com que a bacia leiteira do Médio Paraíba recupere seu potencial produtor.

- Com a instalação dessa fábrica, vamos ver muitas propriedades leiteiras voltando a produzir e todos os municípios da região estarão envolvidos nesse processo. Isso significa uma grande vitória da geração de empregos para além da indústria tradicional e do comércio local. Vamos voltar a ter na pecuária uma atividade vibrante no Sul Fluminense - afirmou o secretário.

A BR Foods tem 60 fábricas espalhadas pelo Brasil, mas esta é a primeira planta ligada ao setor rural. A companhia tem envolvidos em seu processo de produção 21 mil fazendeiros fornecedores de aves e suínos.

- A construção dessa planta é a consolidação da marca Elegê no Rio de Janeiro. Temos grandes expectativas e acreditamos muito no desenvolvimento da região - disse o presidente da empresa, José Antonio Fay.

Rolth também se instalará no município

 

Em seguida, o vice-governador inaugurou a primeira fase das instalações da Rolth, no Distrito de Califórnia. A empresa trabalhará com reciclagem da escória da produção do aço, transformando-a em produtos para construção civil, como blocos, pisos, argamassas e telhas. O projeto é pioneiro no País.

 

Além da fabricação desses produtos, o resíduo metálico separado poderá ser vendido para outras indústrias, aproveitando um material que, até então, era um grande passivo ambiental. O investimento total será de R$ 20 milhões e a previsão é que 65 postos de trabalho diretos sejam gerados.

- É muito bom ver dois jovens investindo em um material que era considerado uma desgraça, transformando-o em um produto pioneiro. Essa fábrica vai causar uma revolução e será um exemplo para todo o País - afirmou Pezão, referindo-se aos donos da companhia, Marcio Lagazzi e Roberto Moreno.

A Rolth é a única empresa do mundo a utilizar 100% do agregado siderúrgico na produção de materiais estruturais.

- Além do apelo ecológico, alcançamos alta qualidade e performance em nossos produtos, com acabamento superior e resistências mecânicas superando o convencional em mais de 30%. Não fazemos uso de qualquer exploração de recursos naturais e participamos ativamente no ramo como a solução ambientalmente correta para a destinação do agregado produzido - disse Marcio Lagazzi.

O distrito industrial do município de Barra do Piraí integra a lista de locais beneficiados pela redução fiscal para atração de empresas contida na Lei 5.636/10. É o que determina a norma de número 5.792/10, A inclusão pela redução de 19% para 2% na base de cálculo da alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). “A receita dos municípios e distritos industriais atualmente beneficiados pela lei em vigor não chega a representar 3% do ICMS total do Estado. Então, o que estamos produzindo é uma descentralização do desenvolvimento”, defendeu o deputado André Corrêa (PSD), co-autor da lei, ao lado dos deputados Edson Albertassi e Noel de Carvalho, ambos do PMDB, com o aval do então presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB).

Fonte:Governo do Estado-Texto: Charline Fonseca

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin