Notícias

Você está aqui

Alunos do Funk Verde, do Projeto De Olho no Lixo, da Secretaria de Estado do Ambiente, fazem apresentação musical com a participação de atletas de elite da competição aquática Rei e Rainha do Mar

Alunos do Funk Verde, do Projeto De Olho no Lixo, da Secretaria de Estado do Ambiente, fazem apresentação musical com a participação de atletas de elite da competição aquática Rei e Rainha do Mar

Os alunos do curso Funk Verde, do Projeto De Olho no Lixo, fizeram, nesta sexta-feira (9/12), uma apresentação musical com o uso de instrumentos musicais produzidos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, na praia de Copacabana, na altura do Posto Cinco. A iniciativa contou com a participação de atletas de elite que disputarão,  neste domingo (11/12), a terceira etapa da Competição Aquática Rei eRainha do Mar 2016.

Ao som do Funk Verde, os atletas ensaiaram passos, dançaram e arriscaram tocar alguns dos instrumentos. A nadadora Poliana Okimoto aprovou a iniciativa:

"É sensacional um projeto recolher o lixo e transformá-lo em algo positivo", disse Poliana Okimoto.

“A participação dos atletas foi muito positiva. Eles aprovaram a iniciativa e destacaram a importância do projeto para a preservação do meio ambiente”, comentou a coordenadora do curso Funk Verde, Regina Café.

Um estande com peças de vestuário, bolsas e acessórios produzidos pelos alunos do curso Ecomoda, do Projeto de Olho no Lixo,  pôde ser conferido pelos participantes da competição que buscaram seus kits para a prova na quinta e na sexta-feira, no Arena Leme Hotel, em Copacabana.  As peças foram produzidas com resíduos sólidos que teriam como destino a lata do lixo. 

Fruto de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Ambiente e o Viva Rio Socioambiental, com apoio da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), o Projeto De Olho no Lixo desenvolve trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos na Rocinha, visando a minimizar o impacto negativo provocado pelo lixo.

Além da coleta de lixo, que é realizada por 30 agentes socioambientais, o projeto De Olho no Lixo tem outro eixo de atuação que é o de educação ambiental, cultura e comunicação que pretende evitar a continuidade de lançamento dos resíduos pelos moradores e transformando lixo em arte e renda. Para isso, são desenvolvidos na comunidade dois cursos gratuitos: Funk Verde que oferece oficinas de percussão e teoria musical  e confecção de instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de materiais retirados do lixo; e o Ecomoda, voltado para a capacitação em produção de acessórios e peças de vestuário, a partir do reaproveitamento de retalhos, tecidos, jeans usados e banners. Nos últimos sete meses, foram recolhidas 338 toneladas de lixo em pontos estratégicos da Rocinha.

Desafio elite da Competição Aquática Rei e Rainha do Mar

A prova será disputada em duplas mistas (masculino e feminino) na Praia de Copacabana, Posto cinco. O percurso conta com seis voltas. Cada atleta deverá fazer três voltas de 500 metros (450m na água e 50m de areia). A largada será feita pelos homens e, em seguida, nadam as mulheres, que terminam a prova.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin