Notícias

Você está aqui

ATIVIDADES SIMULTÂNEAS EM TERESÓPOLIS, NOVA FRIBURGO E CACHOEIRAS DE MACACU MARCAM ANIVERSÁRIO DO PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS NO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

ATIVIDADES SIMULTÂNEAS EM TERESÓPOLIS, NOVA FRIBURGO E CACHOEIRAS DE MACACU MARCAM ANIVERSÁRIO DO PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS NO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Educação ambiental para crianças, homenagens, limpeza de trilhas e corrida de montanha foram os destaques

No último domingo, dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, mesma data do aniversário do Parque Estadual dos Três Picos que, para comemorar a data, elaborou uma programação especial para atender os amantes da natureza. Os eventos aconteceram nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis e nem mesmo a forte chuva que caiu pela manhã foi capaz de desanimar os participantes e parceiros convidados à realizar as atividades.

Confira como foi em cada cidade

Em Cachoeiras de Macacu - Ocorreram as comemorações pelo aniversário da unidade direito a bolo e brindes e com caminhadas pelo Circuito Jequitibá, uma trilha moderada até o Mirante para a serra e a trilha interpretativa do milenar Jequitibá Rosa. Também no Centro de Visitantes, ocorreram visitas orientadas a exposição permanente sobre o Parque e a exposição de Aves do PETP, de autoria de Wilson Lima. Aproximadamente 200 pessoas passaram pela sede nesse dia.

A homenagem ao jovem casal de Conselheiros do Parque, que nos deixou de maneira repentina, Aline Germano e Wellington Lyra, foi marcada pela emoção. Após uma caminhada pela trilha, uma placa de homenagem foi instalada e o parque ganhou um novo Espaço de Contemplação ao Jequitibá, dedicado ao casal que tanto amou essa árvore milenar, além de uma exposição com fotos e artigos de sua trajetória com a presença de familiares, amigos e admiradores do legado à Cultura e ao Meio Ambiente que eles deixaram.

As descerrar a placa ao lado da família de Lyra e Germano, o chefe da unidade, Ricardo Raposo, afirmou que:

“as homenagens não param por aqui, o material produzido pelo casal, especialmente o Wellington, que era um artista múltiplo e desenhista, pode ter muitos desdobramentos em nossas atividades locais de educação ambiental”.

Participaram ativamente das homenagens, a chefe da APA Macacu, Thabta Mattos com toda a equipe do parque e a UPAm Três Picos prestigiou os eventos.

O Secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, enviou uma mensagem à família na ocasião.

Nova Friburgo - Sediou a Etapa Três Picos da Corridas de Montanha 2016. Ao todo, 300 atletas de diversas cidades do estado e corredores locais espantaram o frio e a chuva para completar a prova. O evento contou com o apoio das equipes do parque, coordenadas pelo sub chefe da unidade, Octacílio Junior, para garantir a segurança dos atletas.

Em evento no Centro de Nova Friburgo, na Praça Dermerval Barbosa Moreira e à convite da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Parque Estadual dos Três Picos (em conjunto com a APA Macaé de Cima), promoveu brincadeiras de conscientização ambiental com gaiolas de pássaros (apreendidas), teatro de fantoches e a Exposição Guarda Parque, além de distribuir material da unidade no Centro de Atendimento ao Turista.

Em Teresópolis - A parceria entre o Parque Estadual dos Três Picos e o Grupo Padrão Águias, mobilizou moradores, voluntários e integrantes do Curso de Condutores do Parque para um mutirão de limpeza de trilhas e rios próximos ao Núcleo Jacarandá da unidade. Cerca de 20 pessoas participaram da atividade que recolheu aproximadamente cinquenta quilos de lixo, entre latas, fraldas, garrafas pets, armadilhas de pesca e descartáveis entre outros resíduos deixados pelo caminho.

E a agenda continua...

As comemorações pelo mês de aniversário não param por aqui, em junho o parque sediará o já tradicional “Domingo no Parque”. Dia 19 a atividade acontece em Nova Friburgo com a Travessia Cascatinha x São Lourenço. Já no dia 26, Teresópolis receberá atividade educacional e visa aproximar os cidadãos do parque e de sua importância para a preservação da Mata Atlântica.

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones: (21) 2649-6847, pela página oficial do Facebook (www.facebook.com/PETresPicos) ou pelo email: <[email protected]>.

O Parque

Com 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos foi criado em 2002 e abrange áreas de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Seus objetivos são a assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica e de espécies da fauna e flora nativas. Além de proteger importantes recursos hídricos, o parque é um polo de ecoturismo das Serras Cariocas e de toda a Região Serrana.

Mais informações sobre os parques no site do Inea www.inea.rj.gov.br

MAIS ÁLBUNS DE FOTOS EM https://www.facebook.com/PETresPicos/

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin