BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Dia da Ecologia é comemorado em Teresópolis com atividades socioambientais

Dia da Ecologia é comemorado em Teresópolis com atividades socioambientais

O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, participou nesta sexta-feira (02/10) do plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na Escola Lions Club, em Teresópolis, na Região Serrana, dentro da programação comemorativa do Dia da Ecologia (4 de outubro) da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O evento incluiu atividades socioambientais para os 900 alunos da escola, como a confecção de instrumentos musicais com materiais descartados e de brinquedos a partir de gaiolas para pássaros. Técnicos do Inea demonstraram também a fabricação de sabão utilizando óleo usado, o que evita a poluição dos corpos hídricos.

André Corrêa destacou que o trabalho junto aos jovens é importante para incentivar comportamentos que contribuam com a preservação do meio ambiente:

-A participação de estudantes nesses eventos é importante para a conscientização nessa idade. A integração da comunidade com as unidades de conservação e o conhecimento de práticas de conservação, como o trabalho dos guarda-parques ou o desenvolvido pelo Prove na reciclagem do óleo vegetal usado, proporcionam um estímulo para a mudança de comportamento – disse o secretário.

Para o presidente do Inea, Marcus Lima, o sucesso do evento é uma demonstração da importância do trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo instituto:

- Trata-se de uma agenda positiva que motiva não apenas os estudantes, mas a todos nós que lidamos no dia a dia com a questão ambiental- afirmou.

A oficina de confecção de instrumentos atraiu muitos estudantes, que também aprenderam a tocar o que haviam fabricado e compuseram a letra de um funk que animou a quadra da escola. Todos os instrumentos ganharam um colorido especial através de grafites, elaborados com orientação dos instrutores. “Criamos os instrumentos a partir de materiais reciclados, como tacos de assoalho, sarrafos, bombas de água, latas de tinta, latões de óleo”, disse a musicista Regina Café, responsável pela oficina.

A criação de brinquedos, usando como matéria-prima gaiolas apreendidas em operações contra a captura de pássaros realizadas pelo Parque Estadual dos Três Picos, também atraiu a atenção dos estudantes. O guarda-parque Antonio Pestana destacou que alguns brinquedos confeccionados podem ser utilizados para transmitir noções de matemática ou física. A estudante Laura Fernandes, 13 anos, achou uma boa ideia a reciclagem das gaiolas:

- Acho errado prender pássaros. Os pássaros foram feitos para voar, não para ficar presos.

Veja todas as fotos no Flickr:

Dia da Ecologia na Escola Lions Clube em Teresópolis 43

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin