Notícias

Você está aqui

HORTA DO PROJETO “DE OLHO NO LIXO” BENEFICIA A ROCINHA

HORTA DO PROJETO “DE OLHO NO LIXO” BENEFICIA A ROCINHA

Há também um jardim com mais de dez espécies

As sementes de abóbora, feijão e milho plantadas no antigo lixão da comunidade da Rocinha, estão germinando. As abóboras já estão floridas, o feijão já dando favas e o milho, as primeiras espigas e os canteiros de temperos e ervas medicinais também começam a se multiplicar. A horta do projeto De Olho no Lixo na Rocinha, iniciativa da Secretaria do Ambiente, está a todo vapor. Teve início no meio do ano de 2017, e recebe mudas dos hortos do Inea, além de doações.

Todo o plantio foi feito em conjunto com moradores da comunidade e de membros do projeto. Dona Maria, moradora da comunidade há mais de 50 anos, é responsável pela semeadura das ervas medicinais; e as crianças fizeram o plantio das hortaliças.

Além do horto, há também um jardim, onde já foram plantados Girassóis, Margaridas brancas e amarelas, Onze-horas em três colorações diferentes, Lanterna Japonesa, Bouganville, Bela Manhã, Dálias, entre outras espécies. Há também o pomar, que em breve será expandido.

- A partir de fevereiro, introduziremos em torno de 25 mudas de frutíferas como bananas, manga, limão, abacate, melancia, pitanga, caqui, caju, cabeludinha, grumixama, nêspera e jabuticaba - explicou a educadora ambiental Maysa Henriques.

Fruto de cooperação técnica entre a Secretaria do Ambiente e o Viva Rio Socioambiental, com apoio da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), o projeto De Olho no Lixo desenvolve trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos na Rocinha, visando a minimizar o impacto negativo provocado pelo lixo.

Além da coleta de lixo, que é realizada por 30 agentes socioambientais, o projeto De Olho no Lixo tem outro eixo de atuação que é o de educação ambiental, cultura e comunicação que pretende evitar a continuidade de lançamento dos resíduos pelos moradores e transformando lixo em arte e renda. Para isso, são desenvolvidos na comunidade dois cursos gratuitos: Funk Verde e o Ecomoda.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin