Notícias

Você está aqui

Obra do Coletor Tronco Cidade Nova é apresentada aos alunos do Colégio Estadual Júlia Kubitschek

Obra do Coletor Tronco Cidade Nova é apresentada aos alunos do Colégio Estadual Júlia Kubitschek

Durante palestra educativa, cem estudantes puderam tirar dúvidas e conhecer de perto os benefícios da construção

Rio de Janeiro, outubro de 2016 –Na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, cem alunos do Colégio Estadual Júlia Kubitschek participaram de palestra educativa sobre a obra do Coletor tronco Cidade Nova, que faz parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara – PSAM. Com 4,2 quilômetros de extensão, o tronco coletor terá um dos pontos de apoio próximo à escola, que fica na rua General Caldwell, no Centro do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, os engenheiros Carolina Porto e Cláudio Campos apresentaram os detalhes da construção do tronco coletor, desde a tecnologia aplicada até os impactos e benefícios para a comunidade. “É fundamental esse tipo de apresentação. Tem muitas obras que acontecem na cidade, muitas vezes na nossa própria porta, e nós não temos conhecimento da relevância e da importância. Em alguns casos a gente só consegue ver o transtorno e não entende os benefícios e melhorias”, destaca Sheila Guimarães, diretora geral do Colégio. Segundo ela, é importante envolver os alunos porque todos atuam também como formadores de opinião e disseminam as informações para seus familiares e vizinhos.

Sentada na primeira fila do auditório, Mariana Alves, de 18 anos, era uma das mais atentas. Aluna do 3º ano do Ensino Médio, ela queria entender os possíveis impactos que a obra traria para a sua rotina diária. “É importante termos esse tipo de esclarecimento e a palestra serviu não só para falar sobre a obra mas também para conscientizar a todos sobre a necessidade do tratamento do esgoto e da coleta adequada do lixo”, afirmou.

Graziela Damascena, também do 3º ano, reforçou que é válido ir até as escolas e esclarecer os alunos e professores. “As obras no entorno do colégio afetam a nossa vida direta e indiretamente. Indo e vindo, muitas vezes nos deparamos com construções que a gente não sabe por que estão ali e nem quais são os prós e contras”, ressaltou a estudante de 18 anos.

Sobre a Obra

Com 4,2 quilômetros de extensão, o tronco coletor Cidade Nova atenderá 163 mil habitantes, direcionando cerca de 700 litros de esgoto por segundo para tratamento na Estação Alegria. O método de construção é não destrutivo, com a utilização do Shield, equipamento de perfuração subterrânea do solo. Serão escavados poços de serviço – para partida ou chegada do Shield do subterrâneo.

Os poços de partida serão utilizados para o acesso do equipamento de escavação (o Shield) e os de chegada para a retirada do equipamento do subsolo. A duração pode chegar até 160 dias, na primeira fase e 90, na fase complementar.

O Shield escava a terra por baixo do asfalto, instalando a tubulação sem barulho, poeira, e menos transtorno para quem está na superfície. Uma bomba injeta continuamente uma solução com água na frente do equipamento enquanto é feita a perfuração do solo. O material escavado é removido até a superfície, por meio de um sistema hidráulico. Em seguida é feito um processo de separação por sedimentação em tanques, onde a lama é introduzida em grandes bolsas geotexteis. A partir daí a água é escoada e o material sólido é retido. Toda a água utilizada é reaproveitada no próprio processo de escavação.

PSAM

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Alcântara são parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara – PSAM, criado em março de 2012 por meio de um contrato de financiamento do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente, o programa tem por objetivo contribuir para ampliar o saneamento ambiental nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, por meio de obras de saneamento básico.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin