BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Parque Estadual da Pedra Branca faz ordenamento da visitação na Pedra do Telégrafo

Parque Estadual da Pedra Branca faz ordenamento da visitação na Pedra do Telégrafo

Área tornou-se conhecida pelos selfies divulgados em redes sociais

O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vai fazer nesta sexta-feira (08/01), às 9h, uma ação de ordenamento de uso público na Pedra do Telégrafo, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que tem sido alvo de intensa visitação após a divulgação de selfies em redes sociais.
 
Devido a um efeito de ilusão de ótica, as pessoas parecem estar penduradas a uma grande altura, embora estejam em segurança em cima da pedra. O interesse pelos selfies levou ao aumento dos visitantes, gerando problemas como o acesso indevido por motocicletas e até pichações na pedra.
 
Como a área também faz parte do Parque Natural Municipal de Grumari, será feita uma ação conjunta. Os agentes vão instalar placas, dormentes e cantoneiras para impedir o acesso de motocicletas à Pedra do Telégrafo, além de retirar pichações e fazer o manejo e manutenção da trilha. As placas terão orientações para os visitantes sobre a conduta adequada em áreas protegidas.
 
Com apoio da Unidade Policiamento Ambiental (Upam) do parque, também será feita uma operação na Praia do Perigoso, que é parte do Parque Natural Municipal de Grumari, para coibir campings irregulares.
 
De acordo com o chefe do parque, Andrei Veiga, a ação faz parte da Operação Verão do Parque Estadual da Pedra Branca e conta com apoio do Mosaico Carioca de Unidades de Conservação. A operação terá ações contínuas, todos os finais de semana, para o ordenamento da visitação na unidade.
 
- Queremos também contar com o apoio de moradores para estas ações, que têm o objetivo de promover uma visitação adequada, sem prejuízos à biodiversidade e aos atrativos naturais do parque – disse Andrei Veiga.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin