Notícias

Você está aqui

Parque Estadual da Serra da Concórdia comemora seu 13º aniversário com exposições, atividades recreativas e pedalada ecológica

Parque Estadual da Serra da Concórdia comemora seu 13º aniversário com exposições, atividades recreativas e pedalada ecológica

Quando: sábado (9/1), das 9h30min às 16h

Onde: sede do Parque Serra da Concórdia – Avenida Barão de Santa Mônica, RJ 115 –Barão de Juparanã – Valença/RJ

 

Obs: A Pedalada Ecológica será realizada no domingo (10/1), a partir das 8h, naPraça Ipiabas, em Barra do Piraí. Os interessados devem se inscrever na sede do parque ou por email ([email protected]), até o dia 8 de janeiro.

 

Exposição fotográfica, oficinas de artesanato, apresentação de dança e pedalada ecológica são algumas das atividades que vão movimentar o 13º aniversário do Parque Estadual da Serra da Concórdia (PESC) neste final de semana (9 e 10 dejaneiro), em Valença.  O evento festivo, organizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ainda contará com brincadeiras lúdicas, realizadas ao ar livre, que buscam promover a responsabilidade socioambiental.

Para o chefe do PESC, Ricardo Wagner, a comemoração do aniversário é importante para aproximar ainda mais a população local e novos visitantes do parque, apresentando os potenciais da unidade de conservação.

- A pedalada ecológica é uma forma de aproximar a população local da natureza. Nesse ano a pedalada será no entorno do parque, no distrito de Ipiabas (Barra do Piraí), uma área em que, em breve, o parque irá abranger, com a sua ampliação - disse o chefe do parque.      

As comemorações terão início no sábado, às 9h30min da manhã, com exposição deartesanato ecológico e fotográfica, que retrata aves endêmicas da Mata Atlântica.  A Academia de Dança do Clebinho e Bete dita o ritmo da festa, às 10h, com oficina devariados estilos de dança para todas as idades. A seguir, às 11h, o grupo Gatos da Lua realiza uma apresentação teatral para os convidados.

Após pausa para almoço, o grupo musical e folclórico Folia de Reis participa da festa retratando a história do menino Jesus. Às 15h serão abertas oficinas de artesanato local para os presentes, com a participação da artesã Olívia Maria e do Ateliê Barro e Arte, de Vassouras.  No encerramento do primeiro dia de comemoração, o grupo dedança Belly Studio Ju Nhad realiza uma apresentação de dança do ventre, às 16h.

No domingo, a 2ª Pedalada Ecológica vai reunir visitantes e moradores locais com o objetivo de despertar o olhar para a preservação ambiental. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de janeiro por email ([email protected]) ou na sede do parque. O ponto de encontro para o pedal será na Praça Ipiabas, em Barra do Piraí, às 8h da manhã.  

Criado em 30 de dezembro de 2002, o PESC possuí 804,41 hectares, abrangendo terras do município de Valença, na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A unidadede conservação integral da Serra da Concórdia tem como principais objetivosassegurar a preservação do ecossistema e sua integração com a diversidade sociocultural da região; preservar espécies raras, endêmicas e ameaçadas deextinção, da flora e da fauna; integrar corredores ecológicos capazes de garantir a preservação da diversidade biológica; e estimular atividades de recreação, educação ambiental e pesquisa científica.

 

Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin