BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Plantio de árvores e soltura de pássaros apreendidos são destaques em Cachoeiras de Macacu

Plantio de árvores e soltura de pássaros apreendidos são destaques em Cachoeiras de Macacu

A Secretaria Estadual do Ambiente, através do INEA – Instituto Estadual do Ambiente e sua Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, da APA do Rio Macacu e do Parque Estadual dos Três Picos, se juntaram aos cerca de 50 voluntários da Paróquia N. S. Imaculada Conceição, de Cachoeiras de Macacu, para uma ação ambiental neste sábado (12). Durante toda a semana, na sede da APA do Rio Macacu, o terreno ao longo da Rodovia RJ 116 (Km 38) foi preparado pelos Guarda Parques do Três Picos para receber o plantio das mais de 600 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica tais comoingá, pau-ferro e ipês.

O inglês, Nicholas Locke, diretor da ONG, Reserva Ecológica de Guapiaçu, que doou as mudas, afirma que “este trabalho pela preservação não seria possível sem a parceria de todos que moram por aqui”.

Liderados por Padre Denis, que teve a iniciativa e participou ativamente do plantio, os voluntários prometeram voltar em breve para conferir o crescimento das árvores. O vigário ressaltou a importância de se envolver a comunidade, especialmente as crianças na preservação da “nossa casa comum”, como recomendou recentemente o Papa Francisco em sua Encíclica dedicada ao Meio Ambiente e é o tema central da Campanha da Fraternidade 2016.

O Diretor do Inea, Paulo Schiavo, destacou a importância da proximidade das Unidades de Conservação Estaduais com a população e anunciou algumas das mudanças que acontecerão em breve para a melhoria do uso público dessas unidades, inclusive para alavancar o desenvolvimento econômico sustentável e gerar renda para os empreendedores do entorno.    

Na ocasião também houve a soltura de pássaros apreendidos por unidades do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), criado para a proteção da biodiversidade no estado, que abriga cerca de 30% das áreas remanescentes de Mata Atlântica.

Linha Verde

O Linha Verde tem sido aliado do CPAm e através de contatos anônimos pelos telefones 2253-1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior) o sistema de Disque-Denúncia recebe informações da população sobre crimes ambientais.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin