Notícias

Você está aqui

Plantio de mudas no Parque Estadual da Pedra Branca mobiliza moradores e guarda parques

Plantio de mudas no Parque Estadual da Pedra Branca mobiliza moradores e guarda parques

O plantio ocorreu em área próxima ao núcleo Piraquara, no bairro de Realengo

O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi cenário, neste domingo (22/1), do plantio de 350 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma área situada próximo ao núcleo Piraquara da unidade de conservação, em Realengo, na Zona Oeste da cidade. A ação foi uma parceria  entre uma representante da sociedade civil de Realengo e membro do Conselho Consultivo do parque, Valdinê Cavalcante, e do Inea.

O plantio das mudas, que foram doadas pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), mobilizou moradores, visitantes e guarda parques do Parque Estadual da Pedra Branca. Dentre as espécies da Mata Atlântica que foram destinadas ao plantio estão o guapuruvu, ipê roxo, aroeira, dentre outros.

“A participação dos moradores nesse plantio superou as nossas expectativas pois todas as mudas foram plantadas no mesmo dia.  Esta iniciativa tem como finalidade recuperar uma área  da vertente norte do parque, situada aqui em Realengo e  que sofre com focos de incêndio que destroem a vegetação”, disse Valdinê Cavalcante.

“A atividade é fundamental porque contribui para recuperar uma área que sofre com a degradação em função da seca e do desmatamento dentre outros fatores. Além disso, a restauração florestal melhora o clima da região, propiciando melhor qualidade de vida para os moradores”, disse o gestor do Parque Estadual da Pedra Branca, Andrei Veiga.

O Parque Estadual da Pedra Branca está situado na Zona Oeste do Rio e abrange partes de 17 bairros, dentre eles: Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Sulacap e Taquara. É considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares de área. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin