Notícias

Você está aqui

PSAM adere à campanha Novembro Azul

PSAM adere à campanha Novembro Azul

Programa promoveu palestras educativas para  alertarcolaboradores sobre a importância de exames periódicos na prevenção do câncer de próstata

O Novembro Azul, campanha nacional de prevenção contra o câncer de próstata, chegou aos canteiros de obras do PSAM na Cidade Nova, no Centro do Rio, e no Alcântara, em São Gonçalo. Nesta semana, os colaboradores das obras assistiram às palestras promovidas pelo Programa em parceria com as equipes dos consórcios construtores. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, foram registrados em 2016 mais de 60 mil novos casos da doença no país.

O coordenador executivo do PSAM, Márcio Melo, enfatizou a importância dos eventos de conscientização para a saúde e o bem-estar dos colaboradores. “Com esta iniciativa, queremos ajudar a combater o preconceito e a salvar vidas”, frisou Melo.

Em São Gonçalo, a palestra foi conduzida pelo médico Dr. Vito de Luca, que enfatizou a importância da realização de exames periódicos anuais para a prevenção da doença.“Um simples exame de sangue permite a detecção na fase inicial, favorecendo a cura. O segredo da boa saúde é a prevenção”, ressaltou o Dr. De Luca. Na Cidade Nova, o palestrante foi o enfermeiro José Ricardo dos Santos, que falou para mais de 70 colaboradores sobre o preconceito e a falta de informação, duas grandes barreiras para muitos homens realizarem o exame. 

Em São Gonçalo, os cerca de 30 colaboradores que assistiram à palestra acharam a iniciativa válida: “Nocanteiro e perto de onde moro, eu vejo o pessoal fazendo piada com exame de próstata. O assunto é sério. A palestra do Dr. Vito foi muito boa. Temos que repassar este alerta para os nossos amigos e familiares”, disse Sandro Paes, eletricista do Csag, da obra de São Gonçalo. “Sempre faço os exames. Tenho mais medo da doença do que do exame. Não tenho preconceito", contou Ubirajara Francisco, 60 anos, auxiliar de serviços gerais do Consórcio CTNC, da Cidade Nova.  

PSAM

As obras do Coletor Tronco Cidade Nova e do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Alcântara sãoparte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara – PSAM, criado por meio de um contrato de financiamento do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Programa tem a coordenação da Secretaria do Ambiente e o objetivo de ampliar o saneamento ambiental dos municípios do entorno da Baía de Guanabara, por meio de obras de saneamento básico e da criação de um novo modelo de governança para a Baía.

 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin