BAIXE O MEU APP

Olá, faça seu login ou cadastre-se.

Você está aqui

Secretaria de Estado do Ambiente promove atividades de educação ambiental no Condomínio Ermitage, em Teresópolis

Secretaria de Estado do Ambiente promove atividades de educação ambiental no Condomínio Ermitage, em Teresópolis

Oficina de mandala  com a utilização de sementes e folhas e confecção de placas “Não pise na grama” a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. Estas foram algumas das atividades oferecidas, nesta sexta-feira (28/7), pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente aos moradores mirins do Conjunto Habitacional Fazenda Ermitage, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

 

As atividades fazem parte de uma programação que a Gerência de Educação Ambiental do Inea preparou para as crianças e adolescentes que residem nesse conjunto habitacional.

 

“A proposta é sensibilizar os  pequenos  sobre a importância da preservação dos recursos naturais e também estimular  o sentimento de pertencimento delas quanto à nova moradia”, destacou a gerente de Educação Ambiental do Inea, Angela Canal.

 

As ações foram realizadas em área de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos localizada ao lado do Conjunto Habitacional Fazenda Ermitage, e contaram com apoio do Horto Estadual de Guaratiba e do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e também da equipe de guarda parques da unidade de conservação estadual dos Três Picos.

 

Mais de cem crianças participaram das atividades de educação ambiental. Outra oficina que chamou a atenção do público infantil foi a confecção de brinquedos a partir da reutilização de gaiolas de passarinhos.

 

Depois de prontas, as placas “Não pise na grama” foram instaladas pelos próprios pequenos, acompanhados dos guarda parques, em seus condomínios, estimulando assim o pertencimento quanto a sua nova casa.

 

A programação incluiu ainda exposição de equipamentos de combate a incêndios florestais; pintura em telas com temáticas ambientais; e exibição de um desenho animado sobre as lendas típicas do folclore brasileiro onde seus personagens defendiam a flora e a fauna brasileira.  Um pula pula também animou  a garotada.

 

A Secretaria de Estado do Ambiente e o Inea têm como objetivo despertar o olhar desses pequenos quanto à necessidade da preservação da natureza. Os órgãos estudam a possibilidade de implementar um calendário com ações de educação ambiental, ao longo do ano, no conjunto habitacional. 

 

Composto por sete condomínios e 1.600 apartamentos, o Conjunto Habitacional Ermitage é destinado às famílias que ficaram desabrigadas pelas chuvas  que atingiram Teresópolis, em 2011.

 

Fruto de recursos do próprio Inea, foram realizadas toda a parte de pavimentação da área, drenagem, além da conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do conjunto habitacional. Em função das dificuldades financeiras da Prefeitura de Teresópolis, o Inea se dispôs a operar, pelo prazo de um ano, a referida ETE o que seria uma atribuição do município. 

 

​Veja mais:
​Site oficial do Condomínio Ermitage http://www.ermitage.com.br/​

 

Por Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de