BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Encontro com prefeitos e secretários de Saúde discute soluções para o setor no Centro-Norte Fluminense

Encontro com prefeitos e secretários de Saúde discute soluções para o setor no Centro-Norte Fluminense

Preocupado com a situação da saúde em Nova Friburgo e, principalmente, com o que diz respeito ao atendimento do Hospital Municipal Raul Sertã aos pacientes do município e de toda a região, o prefeito Rogério Cabral convocou uma reunião na quarta-feira, 21 de agosto, com o líder do governo na Assembleia, deputado André Corrêa. O encontro aconteceu no auditório da Casa de Cultura de Nova Friburgo e reuniu, também, prefeitos de 10 cidades do interior para tratar dessas e de outras questões relacionadas ao setor, tais como a construção de um hospital estadual na região.

Além de Rogério Cabral e André Corrêa, participaram da mesa de trabalho a vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Grace Arruda, o secretário municipal de Saúde, Dr. Dagoberto José da Silva, e o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea, representando os demais prefeitos participantes. Vereadores de Nova Friburgo, presidentes das câmaras e secretários municipais de saúde também acompanharam a reunião.

Iniciando os trabalhos, Rogério Cabral falou sobre a iniciativa de reunir as principais autoridades da região para discutir e traçar diretrizes para resolver, em conjunto, a problemática da saúde no interior. “O governador Sérgio Cabral autorizou a construção de um hospital estadual para atender toda a região mas, para confirmar se ele realmente poderá ser construído, preciso da aprovação dos municípios. Por isso, temos que discutir as limitações no atendimento de cada cidade e se a regionalização do Hospital Raul Sertã é uma alternativa mais viável” – ressaltou o prefeito.

Já o secretário de Saúde de Nova Friburgo destacou a importância do encontro para buscar soluções para o setor. “É muito difícil o município de Nova Friburgo cumprir com o que foi pactuado nos últimos anos sem ter estrutura e condições técnicas. Não há como resolver o problema da saúde isoladamente, temos que nos unir para que cada ente cuide da sua parte. Não dá para fazer de conta que as coisas não acontecem. Saúde é um assunto muito sério e precisa ser tratado com muita atenção” – disse Dr. Dagoberto.

A iniciativa de Rogério Cabral foi elogiada pelos demais prefeitos participantes do encontro, que alegaram que a situação da saúde chegou a esse estado devido à falta de entendimento e ação entre os municípios. Os prefeitos aproveitaram para expor ao secretário de Saúde do Estado os problemas do setor em cada cidade.

Concluindo os trabalhos, a comitiva propôs uma visita aos hospitais da região para avaliar as condições destas unidades de saúde. As vistorias deverão acontecer na primeira quinzena de setembro para que se possa tomar uma decisão mais rápida. A ideia é de que em 60 dias já se tenha uma proposta que seja satisfatória para a região serrana.

Na ocasião, estiveram presentes, os prefeitos Félix Lengruber, de Macuco; Cica Machado, de Cachoeiras de Macacu; Paulo Barros, de Bom Jardim; Saulo Gouvea, de Cantagalo; Fernando Duarte, de Santa Maria Madalena; Salomão Gonçalves, de Cordeiro; Juarez Gonçalves Corguinha, de Sumidouro; Carlinhos Gomes, de Trajano de Morais; Odir Ribeiro, de Carmo; e da vice-prefeita de Nova Friburgo, Grace Arruda.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin