Notícias

Você está aqui

André Corrêa visita obras em Teresópolis

André Corrêa visita obras em Teresópolis

Secretário de Estado vistoria dragagem do Rio Paquequer e obras nos rios da Posse

Com o objetivo de vistoriar as obras realizadas pelo Governo do Estado em Teresópolis, o secretário de Meio Ambiente André Corrêa esteve na cidade nesta sexta-feira, 22. Ele acompanhou os trabalhos da Operação Limpa Rio, no leito do Paquequer na Várzea e os trabalhos realizados desde a tragédia de 2011 na região da Posse e do Campo Grande. Corrêa, que é deputado estadual, também ouviu explanações de técnicos da Dimensional sobre as obras no leito e margens dos rios Príncipe e Imbuí, intervenções nas margens e ainda serviços em áreas urbanas. Os técnicos falaram também sobre serviços que ainda não foram executados por trâmites democráticos ou mesmo por dependência de liberação de verbas.

O secretário foi recebido por políticos e correligionários no Terminal Turístico do Soberbo, de onde seguiu diretamente para o centro da cidade. Ele observou as intervenções já realizadas nas margens do rio e também o trabalho que acontecia no momento no leito do rio. Ele acompanhou atentamente as explicações do técnico Aldir Wanderley, da equipe Limpa Rio do Inea. 

Falando aos jornalistas que acompanhavam a visita, o secretário justificou sua passagem pela cidade e comentou as intervenções do Governo do Estado no município. “Esse é um trabalho de manutenção do Programa Limpa Rios, que tem de ser permanente porque o rio sofre o assoreamento. Estamos atuando aqui em Teresópolis com obras em curso na região do centro e também no Rio Capim, no Peão. Vamos chegar ainda ao Rio Fischer, na Quinta Lebrão, e no Rio Bengalas, em Venda Nova”, revela. “São cinco frentes de trabalho, cujo investimento é na ordem de R$ 1,2 milhão. Vamos tirar desses rios aproximadamente 26 mil metros cúbicos de material assoreado. É um trabalho preventivo, visando aproveitar o período de seca, para minorar os efeitos das enchentes. Sabemos que não traz a solução definitiva, mas tem de ser feito com especial atenção no talude e na remoção de material. É importante e as orientações do Governador Pezão e minhas são de priorizar a Região Serrana”, garante. 

Condomínio Ermitage

Correa também lembrou a situação da obra de construção das casas de Ermitage. Apesar de não ser da alçada de sua pasta, o político lembrou de sua condição como deputado estadual e da votação expressiva que obteve entre os eleitores da cidade. Segundo ele, o mais novo capítulo daquela novela, diz respeito à obra de construção do viaduto. “A empresa que venceu a licitação não está sendo operacional e o estado pediu o rompimento do contrato. Creio que a segunda colocada na concorrência seja convocada para que possamos, o mais rápido possível, cumprir essa exigência e entregar as diversas unidades que já estão prontas”, revela.

A visita de Corrêa foi acompanhada pelo vice-prefeito de Teresópolis, Márcio Catão; e pelos vereadores Maurício Lopes, Dedê e Antônio Francisco. Representantes de associações de moradores e correligionários, como o médico Maurílio Schiavo, também acompanharam a passagem do político. Depois de passar pelo centro da cidade, ele foi até o canteiro da Dimensional, construtora responsável pelos trabalhos que acontecem na região da Posse e do Caleme. Os técnicos mostraram através de uma projeção de imagens, fotografias, gráficos e mapas, justificando cada obra ou intervenção realizada na região. Até matérias publicadas pelo DIÁRIO serviram como pano de fundo para a apresentação dos especialistas. Em uma delas, foi mostrada edição onde a reportagem denunciava a paralisação das obras na região, seguida de uma saraivada de justificativas ou tentativa de desmentir as denúncias publicadas.

Além de ouvir sobre os trabalhos já realizados, André Corrêa também recebeu relatos sobre serviços que, apesar de previstos no projeto inicial das obras, até hoje não foram executados, como os parques fluviais dos rios Imbuí e Príncipe, que seguem no campo das promessas, assim como a barragem seca que será erguida no Campo Grande. Neste caso, o antigo projeto que previa três barragens, já foi substituído por outro com apenas uma intervenção.

Na última fase da visita, o secretário esteve na área do Campo Grande, exatamente onde será levantada a obra da barragem e onde antes havia centenas de casas de moradores. Antes de retornar ao Rio de Janeiro, André Corrêa visitou a sede do DIÁRIO, onde cumprimentou os jornalistas, técnicos e especialistas. Ele concedeu uma entrevista exclusiva e destacou os investimentos do grupo, como incentivadores para o crescimento do ramo de jornalismo em Teresópolis. 

Fonte: Jornal O Diário - André Oliveira

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin