Notícias

Você está aqui

Assinada parceria viabilizando a reabertura do Teatro Municipal Rosinha de Valença

Assinada parceria viabilizando a reabertura do Teatro Municipal Rosinha de Valença

Espaço, fundado em 1987 em homenagem a mais famosa violonista do Brasil, estava fechado e havia passado por ampla reforma, concluída em 2018
Na manhã desta quarta-feira, 15, foi assinado um contrato entre o SESC-Rio (Serviço Social do Comércio) e Prefeitura inserindo o Teatro Municipal Rosinha de Valença no Sistema SESC/Fecomércio (Federação de Comércio, de Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro). A iniciativa permitirá a reabertura do teatro localizado no Centro de Valença, no Sul Fluminense. 
A parceria, formalizada no gabinete do presidente do Sistema SESC/Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, contou com a presença do deputado estadual André Corrêa (Democratas-RJ) e do vice-prefeito e secretário de Cultura de Valença, Hélio Suzano (PL), representando o prefeito Luiz Fernando Graça (Progressistas).
Segundo o termo assinado, o SESC-RJ/Fecomércio assume integralmente o custeio de todas as despesas do Teatro Municipal Rosinha de Valença, fechado há 21 anos. Devido ao mau estado de conservação, o prédio precisou passar por uma completa reforma. A obra chegou a ser paralisada algumas vezes ao longo de vários anos, mas foi retomada no final de 2017 e concluída em 2018, com recursos do Governo do Estado.
Responsável pela articulação da parceria entre o SESC-RJ/Fecomércio e a Prefeitura de Valença, o deputado estadual André Corrêa comentou a assinatura do contrato que vai reabrir o ‘Rosinha de Valença’: “Agradeço ao presidente Queiróz (do SESC) pela parceria que finalmente vai devolver esse espaço cultural tão importante ao povo de Valença. Depois de ter trabalhado para tirar do papel a reforma e lutar nos últimos meses para garantir essa parceria, agora, é hora de pensar na reabertura do histórico Teatro Municipal Rosinha de Valença”, comemorou. Em 2017, o próprio deputado havia garantido junto ao Governo do Estado a liberação de recursos para finalizar a reconstrução do Teatro.
Já o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura de Valença, Hélio Suzano, declarou: "O Teatro Municipal Rosinha de Valença agora faz parte do Sistema SESC-Fecomércio. Agradeço a confiança do prefeito Fernandinho Graça e o trabalho e empenho dos deputados Andre Corrêa e Luiz Antônio Corrêa para esta conquista. O SESC tem a expertise na gestão de teatros, capacitação, operacionalização, fomento à cultura local, formação de técnicos e artistas, oficinas técnicas, companhias de teatro, grandes artistas e companhias nacionais. Entramos para o seleto calendário do SESC", celebrou.
O Teatro Municipal Rosinha de Valença foi fundado em 1987 e recebeu o nome em homenagem a mais conceituada violonista do Brasil: Maria Rosa Canellas, a Rosinha de Valença. Nascida em 1941, em Valença, Rosinha de Valença, que morreu em 2004, é considerada a Matriz Instrumental da Bossa Nova. A violonista percorreu o mundo graças ao seu talento reconhecido pelos mais influentes nomes da MPB e também por músicos e produtores do cenário internacional.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin