Notícias

Você está aqui

ESTADO DEFINE OCUPAÇÃO DE 740 IMÓVEIS EM TERESÓPOLIS

ESTADO DEFINE OCUPAÇÃO DE 740 IMÓVEIS EM TERESÓPOLIS

Conjunto Ermitage receberá desabrigados pelas chuvas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras, e a Caixa Econômica Federal sortearam, nesta quinta-feira (14/04), 740 unidades habitacionais do Conjunto Ermitage, em Teresópolis, para vítimas das chuvas. O evento reuniu moradores já aprovados por critérios técnicos em etapas anteriores para decidir qual unidade cada beneficiado irá ocupar. As próximas fases serão a vistoria das unidades pelos novos moradores, assinatura do contrato e entrega das chaves. Cada morador receberá uma lista com itens que devem ser verificados, para, caso haja algum problema, possam ser trocados.

– O Governo do Estado está construindo 1,6 mil unidades no Ermitage, sendo que esse evento é para o sorteio das primeiras 740 unidades. Tão logo as outras sejam concluídas, faremos um novo sorteio, para acabar com a ansiedade das famílias e garantir a retomada da vida dessas pessoas – disse o subsecretário extraordinário da Região Serrana da Secretaria de Obras, João Carlos Grilo Carletti. 

Para a segurança viária dos moradores, a Secretaria de Obras está construindo uma passagem subterrânea para pedestres sob a BR-116, em frente ao condomínio. Com investimento de R$ 630.259,76, as intervenções estão previstas para serem finalizadas em junho. Parte dos acessos ao conjunto de moradias, que incluem ainda a construção de um viaduto, a passagem garantirá que os moradores possam atravessar a rodovia em segurança. 

Vistoria na próxima semana 

Com vistoria do apartamento marcada para a próxima semana, Jorge Pacheco Sampaio, de 64 anos, estava confiante de que esse é um novo momento em sua vida. No dia da chuva, estava doente e sozinho em casa, já que a mulher e a filha trabalhavam no Rio. Morador da Granja Florestal, viu inúmeros amigos perderem tudo e usarem sua casa como ponto de referência na região. O laudo da Defesa Civil que interditava sua casa fez com que ele, que morava há mais de 30 anos na região, ficasse apreensivo sobre o seu futuro. 

– Estar aqui hoje é uma vitória. Tenho certeza de que essa nova casa será de muita alegria e um recomeço para a minha família – afirmou Jorge Sampaio, acompanhado da filha Valesca. 

Condomínio Ermitage 

A obra do conjunto habitacional, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. Já estão prontas 740 unidades habitacionais, distribuídas em 37 blocos. São os condomínios Azaléias, com 11 blocos e 220 apartamentos; Camélias, com 13 blocos e 260 unidades; e Hortênsias, também com 13 blocos e 260 apartamentos. 

No total, serão disponibilizadas 1,6 mil moradias, divididas em 80 blocos, cada um com 20 apartamentos e cinco andares. No terreno de 272,5 mil metros quadrados, haverá sete condomínios. Cada unidade, de 43 metros quadrados, tem sala, dois quartos, cozinha e banheiro. Os ambientes receberão revestimento no piso, inclusive nas paredes da cozinha e do banheiro. 

Unidades habitacionais na Região Serrana

O Governo do Estado, em parceria com o federal, está construindo 4.522 unidades habitacionais para desabrigados pelas enchentes: 2.337 (1.857 já entregues) em Nova Friburgo; 1,6 mil em Teresópolis; 50 (já entregues) em Petrópolis; 153 em Areal; 222 em Bom Jardim; 150 em Sumidouro; e 10 (já entregues) em São José do Vale do Rio Preto.

A construção é feita através do Minha Casa Minha Vida e a montagem de casas modulares é de responsabilidade da Secretaria de Obras, com material doado por empresas de construção. Os apartamentos são entregues às vítimas das chuvas gratuitamente, sendo que a escritura definitiva do imóvel será concedida aos moradores em dez anos. A Caixa Econômica Federal lembra que não é permitido alugar ou vender o apartamento antes do recebimento da escritura.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin