BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Inea promove cursos de capacitação para conselheiros de parques estaduais

Iniciativa faz parte de projeto piloto de educação ambiental realizado em três unidades

Integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participam até agosto de um curso de capacitação para que possam contribuir ainda mais com a gestão da unidade. Com duração de seis dias, o curso abrange vários temas relativos ao meio ambiente, indo desde legislação até projetos socioambientais.

Dividido em três módulos – Legislação ambiental aplicada a unidades de conservação, ciências naturais e socioambiental –, o curso é ministrado por especialistas do Inea ou convidados. Os 44 conselheiros vão participar de aulas práticas e teóricas sobre educação ambiental, código florestal, animais silvestres, crimes ambientais, ecologia da conservação e recursos hídricos. Além das saídas de campo, também acontecem oficinas de mediação de conflitos e elaboração de projetos.

A metodologia procura sempre buscar exemplos práticos relacionados à gestão dos parques. No caso dos crimes ambientais, por exemplo, foram analisados casos hipotéticos baseados nos crimes ambientais mais comuns que ocorrem no Parque dos Três Picos. A partir da análise, são propostas estratégias para evitar ou mediar os crimes. Uma das atividades de campo incluiu a análise de uma área de preservação permanente (APP), sua importância e as possíveis ações voltadas para a conservação dos locais visitados.

O curso começou no final de junho e termina no dia 22 de agosto, em dias definidos pelos próprios conselheiros. Os conselheiros de outros dois parques estaduais – da Pedra Selada, com sede em Resende, na Região do Médio Paraíba, e do Desengano, com sede em Santa Maria Madalena, na Região Serrana – também vão receber o mesmo curso de capacitação, com início em agosto e setembro, respectivamente.

A iniciativa faz parte do projeto piloto de Fortalecimento das Ações de Educação Ambiental em Unidades de Conservação (Projeto EdUC) desenvolvido pelo Inea com recursos de compensação ambiental e executado pelo Instituto Moleque Mateiro. O projeto realiza outras atividades educação ambiental, como cursos para professores e gestores de UCs, oficinas educativas com escolas nos parques e a realização de seminários sobre educação ambiental nas três unidades. O primeiro seminário já foi realizado em maio no Parque Estadual da Pedra Selada.

O projeto piloto acontece até o final do ano e a proposta é estender a iniciativa para as demais unidades de conservação estaduais.

Fonte: Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin