Notícias

Você está aqui

Inea usa drone para levantamento topográfico do Plano de Manejo da APA do Alto Iguaçu

Inea usa drone para levantamento topográfico do Plano de Manejo da APA do Alto Iguaçu

Objetivo da unidade de conservação é a proteção dos recursos hídricos na Baixada Fluminense

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está utilizando um drone para o levantamento topográficodestinado à elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto Iguaçu, que abrange os municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo. O equipamento vai mapear dados como a cobertura vegetal e a ocupação do território da APA, que tem entre seus objetivos a proteção dos recursos hídricos da região.

O aerolevantamento, que está sendo realizado pela empresa Skill Engenharia, faz parte dodiagnóstico, a etapa inicial da elaboração do Plano de Manejo. A seguir serão realizadas oficinas participativas para ouvir os anseios da população que vive dentro dos limites da APA. O prazo paraa conclusão do Plano de Manejo é de nove meses e os recursos são provenientes da compensação ambiental da obra do Arco Metropolitano.

- Pretendemos utilizar a tecnologia dos drones não somente na elaboração de planos de manejo, mas também no monitoramento das unidades de conservação – afirmou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.

Instrumento fundamental para a gestão das unidades de conservação, o Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos (do meio físico, biológico e social), que estabelece as normas, as restrições para o uso, as ações a serem desenvolvidas no manejo dos recursos naturais da unidade e seu entorno, visando minimizar impactos negativos, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais. 

Criada em 2013, a APA do Alto Iguaçu tem área de 22 mil hectares e seu objetivo é proteger os recursos hídricos e auxiliar no controle de cheias nas bacias dos rios Iguaçu e Botas. Como unidade de conservação de uso sustentável, a APA permite a ocupação humana, com algumas restrições para garantir a conservação ambiental.

Entre seus objetivos estão a recuperação de áreas degradadas, proteção de populações de animais e plantas nativas de Mata Atlântica, estímulo à recuperação das matas ciliares e áreas de preservação permanente; e a proteção e manutenção de lençóis freáticos e os talvegues de escoamento das águas superficiais. A existência da APA também vai contribuir para evitar a ocupação nas faixas marginais de proteção dos corpos hídricos da região.

 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin