Notícias

Você está aqui

Obras de saneamento na Zona Norte do Rio e na Baixada Fluminense vão beneficiar mais de 200 mil pessoas

Obras de saneamento na Zona Norte do Rio e na Baixada Fluminense vão beneficiar mais de 200 mil pessoas

Quando: Quinta-feira (28/4), das 19h às 21h - Onde: Praça Ferreira Souto - Rua Fernandes Gusmão s/n, em Irajá, na Zona Norte do Rio

Quando: Sexta-feira (29/4), das 14h às 16h - Onde: Museu de Ciência e Vida - Rua Ailton da Costa s/nº, Jardim 25 de agosto, em Duque de Caxias

Um importante conjunto de obras, que vai levar saneamento a mais de 200 mil moradores, está chegando à Zona Norte do Rio e à Baixada Fluminense. Nos próximos dias 28 e 29 de abril, com a presença do secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, duas audiências públicas serão realizadas na região para que moradores e representantes de entidades civis e públicas possam conhecer os detalhes das obras e tirar suas dúvidas.

A audiência do dia 28 será realizada na quadra de esportes da Praça Ferreira Souto, no Irajá (Rua Fernandes Gusmão s/n), das 19h às 21h, e terá como tema “Ampliação da Rede Coletora para a ETE Pavuna – lote 3”. Já a audiência do dia 29 terá como tema “Ampliação da Rede Coletora para a ETE Pavuna – Duque de Caxias Leste - lote 1, Duque de Caxias Oeste - lote 2” e acontecerá no Museu de Ciência e Vida (Rua Ailton da Costa S/Nº - Jardim 25 de agosto), em Duque de Caxias, das 14h às 16h.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o conjunto de obras complementa o Sistema Pavuna e está dividido em três lotes (lotes 1, 2 e 3), por abrangência geográfica. Atualmente na fase de licitação, as obras fazem parte do Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), sendo uma das mais importantes iniciativas do Governo do Estado voltadas para o saneamento básico.

As obras preveem a construção de aproximadamente 275 km de coletores tronco e redes coletoras para captação do esgoto e sua correta destinação para tratamento na Estação de Tratamento Pavuna. Serão feitas cerca de 38.000 ligações domiciliares. Com a conclusão dos três lotes de obra, 553 mil litros por segundo de esgoto in natura deixarão de ser lançados na Baía de Guanabara.

Serão beneficiados, no total, os seguintes bairros: Vista Alegre, Brás de Pina, Colégio, Irajá e Rocha Miranda, na zona norte, e Vila São Luiz, Vila São Sebastião, Vila Guanabara, Parque Felicidade, Vila Operária, Vila Oito de Maio, Centenário, Jardim Gramacho, Jardim 25 de Agosto, Parque Santa Marta, Parque Beira Mar, Parque Boa Vista, Parque Duque, Periquitos, Bar dos Cavaleiros, Centro e Doutor Laureano, todos na Baixada Fluminense.

Atualmente, duas obras já em execução pelo Governo do Estado integram também o PSAM: a primeira etapa da Construção do Sistema de Esgotamento Sanitário das Bacias do Rio Alcântara, Mutondo e Caçador, em São Gonçalo, e a Construção do Coletor Tronco Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Essas obras, mais os três lotes das obras da Zona Norte do rio e Baixada Fluminense, quando concluídas, serão responsáveis por uma redução de 2.453 litros por segundo no volume de esgoto lançado in natura nas águas da Baía de Guanabara.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin