BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Parque Estadual dos Três Picos inaugura etapa da trilha Caminhos da Serra do Mar

Parque Estadual dos Três Picos inaugura etapa da trilha Caminhos da Serra do Mar

Inauguração terá caminhada e oficinas de arte-educação para estudantes da rede pública

O Parque Estadual dos Três Picos (PETP), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), inaugura neste domingo (19/07), às 9h, a etapa inicial da trilha de longo curso Caminhos da Serra do Mar. A inauguração será feita com uma caminhada de oito quilômetros, desde o Vale da Revolta até a localidade de Prata dos Aredes, em Teresópolis, na Região Serrana, seguida de confraternização com os participantes da feira de produtores da região. Em todo o percurso há uma bela vista para o conjunto de montanhas que compõe a Serra dos Órgãos.

A programação inclui ainda a abertura oficial da etapa, pelo chefe do parque, Sergio Poyares, e oficinas de arte-educação para estudantes de escolas públicas do entorno. Também estará presente um representante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), que inaugurou há dois anos a sua etapa dos Caminhos da Serra do Mar, com um total de 68 quilômetros.

De acordo com o subchefe do PETP, Octacílio Júnior, que coordenou o trabalho de manejo do trecho a ser inaugurado, o projeto da trilha de longo curso parte de um novo conceito, que prevê a travessia em etapas, que futuramente poderão ser registradas numa espécie de passaporte.

- Quem percorrer todos os percursos da trilha dentro do parque poderá apreciar diversos atrativos, como a Floresta do Jacarandá, a Mulher de Pedra, o Vale dos Frades e dos Deuses, a Caixa de Fósforos, além do conjunto dos Três Picos e do Capacete – disse Octacílio.

Além da etapa inicial, de oito quilômetros, que será inaugurada no domingo, a Caminhos da Serra do Mar contará com vários outros trechos, dentro dos limites da unidade e na zona de amortecimento. Ao todo, serão 150 quilômetros de trilhas, estradas vicinais e caminhos, incluindo trechos já bem conhecidos, como a Travessia Vale dos Frades, em Teresópolis, até os Três Picos, em Friburgo, que tem cerca de12 quilômetros; e a Trilha do Barão, que vai de Friburgo a Cachoeiras de Macacu, também com aproximadamente 12 quilômetros.

O principal objetivo do Caminhos da Serra do Mar, projeto em parceria com o Mosaico Central Fluminense de unidades de conservação, é favorecer a conservação ambiental da Serra do Mar. Assim, o uso público ordenado com fins turísticos torna-se uma estratégia de conservação para as áreas protegidas. O evento de inauguração está sendo realizado pelo projeto de Fortalecimento das Ações de Educação Ambiental em Unidades de Conservação (EdUC), coordenado pelo Inea e executado pelo Instituto Moleque Mateiro.

Com 65,1 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange áreas de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. A unidade tem o objetivo de preservar remanescentes de Mata Atlântica, recuperar áreas degradadas e preservar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas. Além disso, o parque assegura a manutenção das nascentes e dos corpos hídricos que abastecem as cidades da região, e proporciona atividades de recreação, educação ambiental e pesquisa científica.

Fonte: Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin