BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Parque Estadual dos Três Picos terá sede em Teresópolis

Parque Estadual dos Três Picos terá sede em Teresópolis

Obra seguirá conceitos sustentáveis de arquitetura; investimentos são de aproximadamente R$ 11 milhões, recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Considerada a capital nacional do montanhismo, a cidade turística de Teresópolis,  na Região Serrana do Rio, vai ganhar uma sede do Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, lançou, nesta sexta-feira (20/5), a pedra fundamental da construção da nova  sede.  Os investimentos são de aproximadamente R$ 11 milhões, oriundos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur RJ).   As obras começam na próxima segunda-feira (23/5).

Com área total de 3.811 metros quadrados, o empreendimento terá sede administrativa, centro de visitantes, apoio ao lazer, casa do pesquisador, alojamento de guarda-parques, camping com administração, restaurante, estacionamento, banheiros e lavadores.

O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, destacou que a construção da nova sede seguirá conceitos sustentáveis de arquitetura, como por exemplo, aproveitamento da energia solar, através de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e  captação e aproveitamento de água da chuva.

“A construção de uma sede aqui em Teresópolis também vai contribuir para incrementar o turismo da cidade. Os recursos para a obra são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, acrescentou.

André Corrêa  falou das ações em curso para a preservação da Mata Atlântica e citou a criação do Projeto Olho Verde, um monitoramento permanente por via satélite do território do Estado do Rio de Janeiro, que já atua em fase experimental. As imagens via satélite permitirão identificar desmatamento com até 300 metros quadrados.

Em seu discurso, o secretário voltou a defender as Parcerias Público Privadas (PPP)  e reafirmou  que irá lançar a primeira PPP para a gestão das unidades de conservação. O primeiro modelo será implementado no Parque Estadual da Ilha Grande. Segundo ele, dentro de 30 dias, será lançado aviso de consulta pública para que as empresas manifestem interesse na Ilha Grande.

O prefeito de Teresópolis, Mario Tricano, agradeceu a iniciativa do Governo do Estado e destacou que a construção da sede trará muitos benefícios para a cidade e para a população:

“A construção da sede vai utilizar mão de obra local. Vamos ter entre 60 a 80 pessoas da região trabalhando nessa obra”, disse o prefeito.

O chefe do Parque Estadual dos Três Picos, Ricardo Raposo, destacou que a construção da sede atende a uma antiga reivindicação dos moradores:

“O parque possui sede em Cachoeiras de Macacu, um  núcleo de montanha em Nova Friburgo e  um núcleo operacional  em Guapimirim e  agora, Teresópolis está sendo contemplada com uma sede”, comentou Ricardo Raposo.

O Parque Estadual dos Três Picos possui área total aproximada de 65.113  hectares e abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo,  Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin