BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Plantio de um milhão de mudas da Mata Atlântica contribuirá para preservar nascentes e matas ciliares da Bacia Hidrográfica de Rio das Flores

Plantio de um milhão de mudas da Mata Atlântica contribuirá para preservar nascentes e matas ciliares da Bacia Hidrográfica de Rio das Flores

Uma importante iniciativa contribuirá para  preservar as nascentes e matas ciliares do principal manancial de abastecimento público de municípios da Região Sul Fluminense. O secretário estadual do ambiente, André Corrêa, e o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Paulo Schiavo, lançaram nesta sexta-feira (11/11), na cidade de Valença, o Projeto Água de  Rio das Flores que prevê o plantio de mais de um milhão de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica na bacia hidrográfica do Rio das Flores, promovendo a restauração florestal de área correspondente a 610 hectares. 

O projeto faz parte do Programa Pacto pelas Águas, que visa aumentar a segurança hídrica a médio e longo prazos no Estado através de ações de restauração e conservação florestal de áreas de mananciais estratégicos, tais como nascentes, margens de rio, áreas de recarga de mananciais e áreas úmidas. A iniciativa será executada pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Fundação Educacional Dom André ArcoVerde (FAA/CESVA), Concessionária RIOgaleão, Ferroport e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). A iniciativa é coordenada pelas técnicas do Inea  Julia Bochner e Silva Marie Ikemoto.

Durante o evento, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, ressaltou que o projeto piloto implementado hoje em Valença conta com apoio de vários parceiros e foi viabilizado sem o emprego de recursos públicos. Ele  defendeu a criação de um conselho consultivo para acompanhar os trabalhos e  prestação de contas  para a sociedade de três em três meses:

“Quero destacar aqui a importância da atuação dos nossos parceiros para a concretização deste projeto que pretendo expandir  para todo o Estado do Rio de Janeiro. A restauração florestal também contribuirá para quem sabe uma experiência de ações voltadas para o sequestro de carbono, tão importante para o momento que estamos vivendo devido ao impacto do aquecimento global”, disse André Corrêa.

Ele destacou ainda que o Parque Estadual da Serra da Concórdia foi ampliado, passando de 800 hectares para mais de seis mil hectares e que agora o desafio é desenvolver programas de proteção à área protegida. “Outra boa notícia é que a Agevap aprovou recursos para a remedição da área onde existia o lixão de Quirino”, ressaltou o secretário.

Um dos momentos importantes da cerimônia foi a entrega de certificados de protetores de águas e florestas para os proprietários rurais que cederam, voluntariamente, suas terras para a restauração florestal. Todos os inseridos na área do projeto têm suas propriedades registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), conforme  determina a Lei de proteção da vegetação nativa ou "Novo Código Florestal Brasileiro" (Lei 12.651/2012). Atualmente, 22 proprietários rurais já aderiram ao projeto para contribuir com as ações de restauração de matas ciliares em sua propriedade.

“Quero agradecer a participação e o apoio dos produtores rurais que cederam voluntariamente suas terras para o nosso projeto. Estou muito satisfeito”, ressaltou André Corrêa.

Principal manancial de abastecimento de Valença, o Rio das Flores, cujo ponto de captação fica no bairro Passagem, é responsável pelo atendimento de mais de 50 mil habitantes ou aproximadamente 80% da população do município. 

“Esta ação irá promover a oferta de água, em qualidade e quantidade, para as atuais e futuras gerações. Estudos publicados por diversas instituições, como a  WWF (Fundo Mundial para a Natureza), comprovam que as áreas recobertas por florestas garantem maior infiltração da água no solo e recarregam os aquíferos que alimentam os cursos d'água”, destacou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.

O lançamento do projeto foi marcado pelo plantio de 200 mudas nativas realizado por estudantes do Centro Interescolar Agrícola Monsenhor Tomas Tejerina de Prado (Polo Agrícola), moradores de comunidades vizinhas e convidados das empresas e instituições parceiras. Sob muita chuva, o secretário participou do plantio inaugural do Projeto Água de Rio das Flores  em trecho de uma nascente próxima à Aociação Atlética Banco do Brasil.

A SEA e o Inea, em parceria com a Fundação Dom André ArcoVerde, a Concessionária RIOgaleão, a Ferroport e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), irão oferecer assistência técnica aos proprietários rurais interessados e financiar as ações de restauração florestal e isolamento dessas áreas, quando necessário.  

O escritor e ambientalista da região de Valença, Gilberto Monteiro, aprovou a iniciativa:

“Quero agradecer por esta iniciativa que será importante para proteger as nossas nascentes e matas ciliares”, comentou ele.

Dentre as outras ações do Pacto pelas Águas em curso, destaca-se a parceria celebrada entre o Instituto Estadual do Ambiente, a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Terra para promover a formação de jovens que atuarão na restauração de áreas degradadas e na proteção de nascentes. Dez técnicos em restauração ecossistêmica serão capacitados ainda este ano. Os alunos são oriundos de escolas agrotécnicas na porção fluminense bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. A iniciativa visa a inclusão de jovens no mercado de trabalho, a geração de empregos “verdes” e o fomento da renda local.´

Também estiverem presentes ao evento o diretor de engenharia da Concessionária RIOgaleão, Antonio Pinto; do diretor e do  gerente de sustentabilidade da Ferroport, Marcelo Paladino e Márcio Redivo, respectivamente, do presidente da Federação Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, Rodolfo Tavares; e do presidente da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, José Rogério Moura de Almeida Filho.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin