BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Projeto Guarda-Parques Mirins capacita crianças no Parque Estadual da Pedra Branca

Projeto Guarda-Parques Mirins capacita crianças no Parque Estadual da Pedra Branca

Atividades direcionadas ao público em geral nas Unidades de Conservação Estadual foram incentivadas durante a passagem de André Corrêa na Secretaria do Ambiente

Você já pensou em crianças presenciando a rotina dos guarda-parques? O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está realizando o Projeto Guarda-Parques Mirins, onde 25 crianças, com idades entre 11 e 14 anos, podem conhecer teórica e praticamente a vivência destes servidores no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Atividades direcionadas ao público em geral nas Unidades de Conservação Estadual foram incentivadas durante a passagem de André Corrêa na Secretaria de Estado do Ambiente.

As aulas, que acontecem aos sábados dos meses de julho e agosto, abordarão temas como noções de ecologia; manejo e sinalização de trilha; formas de agir em casos de acidentes; funções da unidade de conservação e técnicas para prevenção e combate a incêndios florestais, além de lições práticas de camping e excursionismo. As crianças são alunas de escolas públicas, localizadas no entorno da Unidade de Conservação.

As atividades práticas e teóricas do projeto, que incluem oito oficinas, sendo cinco obrigatórias e três optativas, estão sendo ministradas pelos Guarda-Parques, seus coordenadores e voluntários das Unidades de Conservação.

O objetivo dessa iniciativa é preparar estas crianças para se tornarem jovens multiplicadores de boas práticas ambientais em suas comunidades, despertando na população uma consciência mais ecológica e o exercício da cidadania ambiental, ampliando a interação dos jovens com o meio ambiente através das oficinas, cujos conteúdos são ligados ao trabalho cotidiano dos guarda-parques, conscientizando os estudantes sobre o papel de agente transformador do espaço onde vivem.

Ao fim do curso, os participantes receberão certificados de conclusão do Curso de Formação de Guarda-parques mirins que serão entregues aos pequenos, no próximo dia 11, em uma cerimônia que será realizada na sede do Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá. 

Outras 25 crianças estudantes de escolas públicas do entorno da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, localizada em Paraty, no extremo sul do Estado, também foram contempladas por essa iniciativa. O Projeto Guarda-Parques Mirins conta com apoio dos gestores das unidades de conservação estaduais.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin