BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

PSAM realiza eventos para os trabalhadores de suas obras

Nos próximos quinze dias, a coordenação do PSAM e dos consórcios construtores das obras atualmente em andamento vão realizar quatro eventos para os trabalhadores e colaboradores dos canteiros. Serão realizados eventos do Novembro Azul, para lembrar os trabalhadores da importância da realização de exames para detecção precoce do câncer de próstata, e apresentações sobre a importância do saneamento básico e os benefícios das obras para a população.

Amanhã os operários e colaboradores do consórcio construtor da obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Alcântara, em São Gonçalo, vão assistir uma palestra com o médico do trabalho Vitto de Luca, que vai chamar atenção para a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. “O primeiro passo para vencer o câncer de próstata é driblar o preconceito” afirma o médico.

Na sexta feira é a vez dos trabalhadores do consórcio construtor da obra de implantação do Coletor Tronco Cidade Nova, que avança no centro do Rio, tirar suas dúvidas sobre câncer de próstata e outras doenças masculinas. A equipe de SMS do consórcio vai falar sobre prevenção, exames importantes para o diagnóstico correto de doenças que atingem a população masculina e preconceito.

Nos dias 22/11 e 01/12 a cooordenação e  a comunicação do PSAM e dos consórcios vão mostrar para os operários e colaboradores das duas frentes, a extensão e os objetivos das obras, além da importância do saneamento básico para a saúde da comunidade e do meio ambiente. A ideia é informar aos trabalhadores os benefícios que a obra vai trazer, para que eles possam atuar como multiplicadores das mensagens chave do programa.

“Os operários são porta vozes informais. É a eles que os moradores se dirigem  no dia dia para saber detalhes da obra, tirar dúvidas sobre prazos e procedimentos. É fundamental que eles  saibam tudo sobrre essa importante obra", disse o Cooordenador Executivo do PSAM, Marcio Melo.

A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Alcântara está construindo 92 km de rede coletora de esgotos, 6 km de coletores tronco e 17.400 ligações domiciliares, além da futura estação de tratamento de Alcântara, em São Gonçalo. As obras estão com cerca de 42 km de redes coletoras assentadas e 5.185 ligações domiciliares concluídas, um avanço físico de 45%. A Estação de Tratamento de Alcântara está com 25% de avanço físico. O investimento é de R$ 354.962.332,34 e a população beneficiada de 165 mil habitantes. O término das obras está previsto para dezembro de 2018, quando se estima uma redução de 1.200 litros por segundo de esgoto lançado na Baía de Guanabara.

A implantação do Coletor Tronco Cidade Nova está instalando 4,2 km de coletor tronco para a captação do esgoto sanitário de parte da Cidade Nova, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Estácio e Santa Teresa, que atualmente é lançado diretamente no Canal do Mangue, e sua destinação para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto de Alegria (ETE Alegria). A cravação do coletor tronco está com 1.028 metros de rede executada, equivalendo a 24% de avanço físico. O investimento é de R$ 81 milhões e a conclusão das obras está prevista para setembro de 2018, com uma população de 163 mil pessoas beneficiadas e redução de 700 litros de esgoto por segundo lançado na Baía de Guanabara.

PSAM

As obras do Coletor Tronco Cidade Nova e do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Alcântara são parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara – PSAM, criado por meio de um contrato de financiamento do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Programa tem a coordenação da Secretaria do Ambiente e o objetivo de ampliar o saneamento ambiental dos municípios do entorno da Baía de Guanabara por meio de obras de saneamento básico e da criação de um novo modelo de governança para a Baía. 

Eventos para Operários

Dia 17/11 – Novembro Azul na obra do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Alcântara, em São Gonçalo.

Dia 18/11 – Novembro Azul na obra do Coletor Tronco Cidade Nova, na Cidade Nova.

Dia 22/11 – Apresentação do PSAM, benefícios e objetivos - Cidade Nova.

Dia 01/12 - Apresentação do PSAM, benefícios e objetivos – São Gonçalo.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin