Notícias

Você está aqui

Secretaria do Ambiente leva oficinas de educação ambiental para comunidade na Zona Oeste

Secretaria do Ambiente leva oficinas de educação ambiental para comunidade na Zona Oeste

Quem passou pela Paróquia São João Batista, na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste, se surpreendeu com uma exposição de produtos sustentáveis criados a partir do “lixo”. A 1ª Jornada de Conscientização Ambiental, realizada nesse sábado (15/8) pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e membros da Paróquia São Sebastião, mobilizou jovens e adultos em oficinas sobre moda sustentável e reaproveitamento de óleo vegetal, além de jogos e palestras educativas sobre reciclagem.

A atividade teve como objetivo despertar os moradores para o descarte correto do lixo e o seu potencial de transformação. Na mesa de abertura foi abordada a importância de ações focadas na coleta de restos de materiais que mitiguem os danos ao meio ambiente e ao mesmo tempo gerem renda para população. Um dos organizadores da jornada, o padre Marcos Vinício Vieira convidou a comunidade para se envolver nas iniciativas de reciclagem que coloboram na construção de um ambiente saudável.

O secretário do Ambiente André Corrêa exaltou o trabalho do Padre Marcos Vinício Vieira, que celebra missas há mais de 20 anos na comunidade e há quatro anos está a frente da Paróquia. "O padre Marcos Vieira é um grande amigo e foi um grande braço nesta ação ambiental. Levamos conhecimento e esclarecimentos aos jovens sobre a transformação dos resíduos sólidos em ferramentas de trabalho para o nosso dia a dia. O óleo de cozinha é um bom exemplo, descartado de maneira adequada ele retorna em benefício da própria dona de casa.", disse André Corrêa.

O estilista e coordenador do projeto Ecomoda, Almir França, explicou que já existe uma cultura de moda consolidada na comunidade, mas que ela desconhecia esse conceito de reaproveitamento.

“Não esperava essa grande recepção. Ninguém espera que o lixo vire moda. Uma coisa é se pensar em artesanato, mas ninguém pensa no vestuário feito a partir do material que seria descartado. Há muitas pequenas confecções por aqui que podem aproveitar novas possibilidades da moda feita a partir do reaproveitamento”, disse Almir.

Próximo a Paróquia São João Batista foram instalados dois ecopontos para coleta de de óleo vegetal saturado, que agora receberá a destinação correta sendo reaproveitado por cooperativas. No local, agentes da Superintendência de Educação Ambiental da SEA distribuíram panfletos sobre a destinação do óleo e seus benefícios para o meio ambiente, além de funis para coleta.

“Muitos moradores se surpreenderam com o que pode virar o oleo vegetal saturado. Fizemos uma palestra explicando sobre os produtos que ele pode se tornar, como exemplo temos o biodiesel, antiferrugem, sabão e detergente”, ressaltou o coordenador do Prove, Daniel Fabrício.

Crianças também puderam colorir e brincar com jogos lúdicos que ensinavam sobre o conceito de reciclagem. Ao menos 60 pessoas estiveram envolvidas na ação de educação ambiental.

A 1ª Jornada de Conscientização Ambiental da Secretaria do Ambiente terá continuidade, com novas palestras, oficinas e jogos, nos dois próximos sábados (22/8 e 29/8) na Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras, Zona Oeste.

Fonte: Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin