BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Secretaria do Ambiente promove mais uma consulta pública para elaboração do Boletim de Saúde Ambiental da Baía de Guanabara

Secretaria do Ambiente promove mais uma consulta pública para elaboração do Boletim de Saúde Ambiental da Baía de Guanabara

Quando: Quinta-feira (23/6); das 10h às 16:30h

Onde: auditório da Defesa Civil – Rua Coronel Gomes Machado, 258, Centro de Niterói

Transparência para a situação ambiental da Baía de Guanabara, é com esse foco que a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) irá promover a 2ª Consulta Pública para elaboração do Plano de Recuperação da Baía. No encontro, Instituições tecnológicas de pesquisa e representantes da sociedade civil irão debater detalhes do novo Boletim de Saúde Ambiental a ser adotado para esse cartão-postal.

A iniciativa do PSAM (Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara), da SEA, é fruto de cooperação técnica firmada com o Centro de Ciências Ambientais da Universidade de Maryland (UMCES) e a empresa KCI Technologies - uma consultoria de engenharia multidisciplinar, situada em Baltimore (EUA), especializada em gestão e restauração de ecossistemas degradados.

O encontro terá como foco a disponibilidade de dados referentes aos indicadores ambientais, assim como as fraquezas e potencialidades destes indicadores. O grupo de trabalho formado tem como desafio refinar uma visão compartilhada da saúde da Baía de Guanabara e assim definir o conjunto de indicadores e os seus valores limites que serão utilizados para caracterizar o estado atual da Baía.

O Plano de Recuperação da Baía de Guanabara prevê a implantação de um moderno sistema de informações disponibilizado em plataforma digital. Em um grande painel será possível compartilhar as informações acerca da Baía, monitorar os principais indicadores e integrar todos dados, além de garantir à sociedade o acompanhamento das mudanças na qualidade ambiental das águas. Desta forma, será possível saber, em tempo real, onde estão as fontes de poluição e o que está sendo feito em termos de recuperação ambiental, entre outras informações.

A 2ª Consulta Pública, promovida pela SEA, faz parte de uma série de encontros que visam a criação de um modelo de governança para a Baía. Em fevereiro aconteceu a 1ª Consulta Pública sobre o Modelo de Governança da Baía de Guanabara, que reuniu 130 pessoas representantes de diversos setores da sociedade na Firjan. 

As consultas sobre a forma de governança têm como objetivo a criação de uma instituição que reunirá os diversos públicos atuantes na Baía, buscando uma gestão que coordene e integre, com transparência e participação, os diversos atores públicos e privados que interferem na baía.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin