Notícias

Você está aqui

Segurança é destaque no balanço da “Operação Presença” do Parque Estadual dos Três Picos no feriadão de Corpus Christi

Segurança é destaque no balanço da “Operação Presença” do Parque Estadual dos Três Picos no feriadão de Corpus Christi

Nova sinalização, maior número de guias, ronda de Guarda-Parques e UPAM garantiram mais segurança aos visitantes

O Parque Estadual dos Três Picos abriu, oficialmente, sua temporada de montanha no último feriadão da semana passada (de 26 a 29 de maio) quando, a Unidade de Conservação, recebeu um grande número de visitantes entre montanhistas e caminhantes, em busca de aventuras, camping e caminhadas, especialmente em seu Núcleo de Salinas, em Nova Friburgo, que registrou mais de 500 pessoas circulando naquela área. Em Canoas e na Trilha da Pedra do Elefante, ambas em Teresópolis, a frequência também foi grande.

“O objetivo da ação montada foi para receber melhor e orientar os visitantes. É sempre bom lembrar que a prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos”, explicou Gabriel Ludolf, do ITPA e um dos responsáveis pelo Uso Público da Unidade.

Integração do parque com a comunidade e a UPAm rende frutos

Graças à parceria da Secretaria Estadual do Ambiente e do Inea com o Comando de Polícia Ambiental - CEPAM, que recentemente recebeu do Secretário,  André Corrêa, novos uniformes funcionais camuflados para combate a crimes ambientais, a parceria tem avançado na ponta através das UCs com as UPAms.
Nessa “Operação Presença” do feriadão, a Unidade de Policiamento Ambiental – UPAm Três Picos, também acompanhou todas as atividades dos Guarda Parques nas montanhas e nas áreas apontadas como de potencial risco de presença de caçadores e palmiteiros na região e a presença cada vez mais ostensiva das equipes tem afugentado os praticantes desse tipo de crime ambiental. 

No sábado (28) um grupo de caçadores fugiu em direção à mata próxima a Fazenda Santa Fé  (Cachoeiras do Macacu) ao sentir a presença dos policiais. Durante a batida, na perseguição, a equipe apreendeu  uma espingarda calibre 32 e apetrechos típicos para a a captura de tatu e de pássaros. Todo o material foi enviado para investigações. 

“Agradecemos ao Comandante Geral da CEPAM, o Coronel André Vidal, ao comando da 5ªUPAm Três Picos, na pessoa do Capitão Fernando e dos policiais, Sargentos Azevedo, F. Henrique e Farias, Cabo Jackson e Soldado F. Toledo e a toda grande equipe pelo trabalho em nossa Unidade de Conservação”, pontuou o Chefe do Parque, Ricardo Raposo.

Em Cachoeiras de Macacu, a equipe do Parque se juntou à comunidade católica para a confecção de tapetes dos eventos de Corpus Christi e forneceu materiais reciclados. 

Em Nova Friburgo, na região de Salinas, moradores e montanhistas receberam as boas vindas da equipe do PETP e brindes do parque, e também foram apresentados os banners que mostram como vão ser as instalações da nova sede em Teresópolis. A nova área de camping agradou muito aos usuários.
 
Já em Teresópolis, hoteleiros e lideranças comunitárias do 3º Distrito, na localidade de Canoas, agradeceram a aproximação do parque com a comunidade e as novas rondas. Um produtor local apresentou os rótulos de suas cervejas artesanais batizadas com o nome do parque para celebrar a temporada. 

Segue uma relação de telefones úteis sugeridos pela unidade
- Bombeiros: 193
- Linha Verde: 0300 253 1177
- UPAM - Unidade de Polícia Ambiental dos
Três Picos: (21) 2649-- 5603
- Sede do Parque: (21) 2649-6847 / 2632-4969 / 4998

O CPAm

Mantém Unidades de Policiamento Ambiental (Upam) em UCs (Unidades de Conservação) administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), coibindo irregularidades que vão desde o desmatamento à caça, além de apoiar as ações de fiscalização realizadas pelo Inea.

O Parque

Com 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos foi criado em 2002 e abrange áreas de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Seus objetivos são a assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica e de espécies da fauna e flora nativas. Além de proteger importantes recursos hídricos, o parque é um polo de ecoturismo das Serras Cariocas e de toda a Região Serrana.
Mais informações sobre os parques no site do Inea www.inea.rj.gov.br
 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin