BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Inea promove I Seminário de Educação Ambiental do Parque Estadual do Desengano: Novos Caminhos

Inea promove I Seminário de Educação Ambiental do Parque Estadual do Desengano: Novos Caminhos

Quando: terça-feira (15/12), de 8 às 18h
Onde: Auditório da Câmara Municipal de Santa Maria Madalena - Rua Barão de Madalena, 108/110 - Centro, Santa Maria Madalena, RJ

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promove na próxima terça-feira (15/12) o I Seminário de Educação Ambiental do Parque Estadual do Desengano, que terá como objetivo debater os potenciais da educação ambiental nas unidades de conservação e avaliar as iniciativas já em curso. O evento irá reunir pesquisadores, professores e estudantes em torno da temática “novos caminhos para a educação ambiental”.

O evento é uma iniciativa do Projeto de Educação Ambiental em Unidades de Conservação (EdUC), coordenado pelo Inea e executado pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, com apoio da Câmara Municipal de Santa Maria Madalena.

O chefe do Parque Estadual do Desengano (PED), Carlos Dario, destaca o grande interesse que a natureza desperta nas crianças; “temos visitações de escolas ao parque praticamente todos os dias, quando os estudantes tem contato com a floresta eles se sentem responsáveis pela preservação”. 

Com uma área total de 22.400 hectares, o Parque Estadual do Desengano (PED) é a mais antiga unidade de conservação do estado e uma das mais ricas em biodiversidade, abrangendo áreas dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes. 

O seminário terá início às 8h da manhã com credenciamento e café da manhã. Após a recepção, será realizada a mesa de abertura com a presença de autoridades locais, seguida pela palestra “Conhecendo o PED”, do biólogo e subchefe do parque, João Rafael Marins. A palestra irá abordar as características geográficas, de biodiversidade e o contexto social e histórico do parque.

Um dos destaques do evento será a palestra do professor-doutor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mauro Guimarães (das 10h30min às 12h30min), que tratará sobre a educação ambiental crítica como metodologia pedagógica inovadora e ferramenta para a conservação.

Após o horário de almoço, serão apresentados os projetos de educação ambiental em desenvolvimento na região e realizado um momento de debate com o público. Dentre os projetos realizados no PED estão: "Da nascente à foz: o que eu tenho a ver com isso?" (ONG Ecoanzol); "Formação de condutores de trilhas" (PED); "Jogo Conhecer para preservar" (PED); “Educação Ambiental em Unidades de Conservação” (Inea) e "Uso Público fomentando a EA" e "Eco-metamorfose" (Terra Viva Ecoturismo). O encerramento está previsto para 18h.

Estarão presentes no seminário professores de escolas públicas da região, como de Barão de Madalena, do CIEP Graciano Cariello Filho e do Centro Educacional São Francisco. Pesquisadores, professores e alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e da Faculdade São Fidélis (FSF), de Campos também estão entre os convidados.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin