BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Vereadora Rosi e deputado André Corrêa conquistam projeto ‘Ambiente Animal’ para Vassouras

Vereadora Rosi e deputado André Corrêa conquistam projeto ‘Ambiente Animal’ para Vassouras

Foi apresentado à vereadora Rosi Farias (PP), recentemente, o projeto Ambiente Animal. Em encontro na câmara, a equipe da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) falou sobre a iniciativa que foi solicitada pela parlamentar ao deputado estadual Andre Correa (DEM) no mês de fevereiro e que será realizada na cidade no final do mês de maio. O deputado, que é ex-secretário de Estado do Ambiente, encaminhou o pedido a diretoria do Instituto Nacional do Ambiente (Inea), que atendeu a solicitação.

Também participaram do encontro a secretária municipal de Saúde, Sirlene Silva; o coordenador do Mestrado do curso de Veterinária da Universidade Severino Sombra (USS), Gustavo Gomes; a professora Marcia Torres; o gerente de Projetos da Secretaria do Ambiente (SEA), Cesar Becker, a articuladora institucional, Tatiana Nunes e a coordenadora dos projetos, Rita Mendes.

A ação não se limitará apenas ao ato de castração e do controle populacional. O objetivo é a conservação da fauna e sua biodiversidade, através de um trabalho de sensibilização e orientação dos tutores e protetores de animais domésticos e em situação de rua. O que se planeja é a capacitação e conscientização para se abordar temas sobre Saúde Pública e Meio Ambiente; tudo relacionado aos animais, principalmente cães e gatos.

A vereadora Rosi Farias destacou que apenas castrar os animais não resolveria o problema. “Venho atuando na defesa e proteção dos animais há muito tempo através de leis e apresentação de emenda no orçamento municipal. Entendo a aflição das pessoas por soluções rápidas, mas era preciso trazer um projeto completo que ajudasse, de fato, nossos animais, seus tutores e protetores. Conseguimos o projeto Ambiente Animal. Estou muito feliz com isso, pois tenho certeza que agora, há algo mais consistente na nossa cidade que vai proteger de fato os animais”, destacou Rosi.

O PROJETO

O projeto Ambiente Animal, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente/Inea, será executado através da Fundação Viva Rio, com recursos da Compensação Ambiental e conta com o apoio também da Prefeitura de Vassouras e da Universidade Severino Sombra. Os estudos foram desenvolvidos considerando que cães e gatos podem atuar diretamente para o desequilíbrio ambiental (através da competição de habitat e caça) e também ser foco de transmissão de doenças.

Em Vassouras o projeto deve chegar ao final do mês de maio e ficar por pelo menos dois meses. “No primeiro momento, nossa equipe, com o apoio do Município, irá atuar no cadastramento dos animais, em um trabalho porta a porta. Também vamos convidar os protetores para nos ajudar com o cadastramento dos animais em situação de rua. Em seguida vem o trabalho de orientação e sensibilização sobre Saúde e Ambiente, para então fecharmos o projeto com a cirurgia de castração e a adoção” explicou Rita Mendes, bióloga da Secretaria de Estado do Ambiente e coordenadora do projeto.

A intenção da vereadora é que além do apoio da Universidade Severino Sombra, mais parceiros entrem no projeto.

Leis Municipais em benefício dos animais em Vassouras

Nos últimos anos, a Câmara de Vassouras aprovou duas Leis de autoria da vereadora Rosi Farias em benefício dos animais:
– Lei 2879/ 2017 – Dispõe o sobre o Controle Populacional de Cães e Gatos;
– Lei 2679/2012 – Sobre o Estatuto de Defesa, Proteção dos Animais em Vassouras. A parlamentar também apresentou uma emenda para o orçamento municipal de R$ 40 mil para a Vigilância Sanitária

Fonte: Jornal A Voz da Cidade - 23/03/2018 - http://avozdacidade.com/vereadora-conquista-projeto-ambiente-animal-para...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube