Olá, faça seu login ou cadastre-se.

Você está aqui

Comitê quer identificar esgotamento sanitário de 19 municípios

Comitê quer identificar esgotamento sanitário de 19 municípios

Prefeituras, INEA, MPF, Trata Brasil, AGEVAP e CEIVAP participam das discussões

PINHEIRAL

O Comitê Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) irá promover hoje, amanhã e nos dias 20 e 21 deste mês, em Pinheiral, a Oficina de Diagnóstico: RX do Esgotamento Sanitário. O evento tem por objetivos identificar as particularidades e a realidade do esgotamento sanitário dos 19 municípios da região hidrográfica, apresentar as iniciativas já realizadas, os trabalhos em execução e projetos que cada cidade possui.

Segundo os organizadores do evento, a proposta consiste em criar um banco de dados sobre o status do esgotamento sanitário nas áreas rurais e urbanas na região em que o Comitê atua, visando subsidiar a elaboração do Ranking do Esgotamento Sanitário do Médio Paraíba do Sul, que servirá de base para investimentos de recursos em saneamento básico.

O presidente do Comitê Médio Paraíba, José Arimathéa Oliveira, destacou a importância da aproximação das instituições de ensino com a realidade dos municípios no que diz respeito a temática do evento. “O Comitê está tentando unir esforços com as prefeituras e universidades para, minimamente, construir um cenário atual de toda a região. Entendemos que juntos, conhecendo a realidade uns dos outros e as experiências exitosas e erros cometidos ao longo do tempo, poderemos ajudar a pensar nossa região a médio e longo prazo”, concluiu.

OFICINAS

As oficinas serão realizadas no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRJ), no campus Nilo Peçanha, em Pinheiral a partir das 8 horas. Os representantes de cada município terão 45 minutos para expor a atual situação de coleta e tratamento de esgoto em sua cidade e tirar dúvidas dos participantes. O público alvo do evento são as prefeituras, os membros do Comitê Médio Paraíba do Sul e instituições de ensino técnico e superior da região, que oferecem cursos nas áreas de meio ambiente e gestão de recursos hídricos.

REPRESENTANTES

Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Ministério Público Federal (MPF), Instituto Trata Brasil, Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) estarão presentes.

REGIÃO HIDROGRÁFICA

A região hidrográfica do Médio Paraíba do Sul compreende integralmente os municípios de Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, assim como, parcialmente, os municípios de Barra do Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras, situados na região sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: A Voz da Cidade - http://avozdacidade.com/site/noticias/cidades/59897/

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de