Notícias

Você está aqui

Parque Estadual do Desengano abre inscrições para cursos de apicultura

Parque Estadual do Desengano abre inscrições para cursos de apicultura

Aulas vão acontecer no dia 21 de outubro em Santa Maria Madalena, no RJ. Público-alvo são apicultores amadores e profissionais, além de produtores

O Parque Estadual do Desengano está com inscrições abertas para o curso gratuito de capacitação técnica para apicultores. As inscrições vão até 19 de outubro e o curso acontece das 8h às 17h do dia 21 em Santa Maria Madalena, na Serra do Rio. Segundo o Inea, que administra o parque, o objetivo é capacitar a população do entorno da unidade no manejo de abelhas silvestres de forma produtiva e sustentável.

O público-alvo das oficinas são os apicultores amadores e profissionais, além de produtores de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazesno Norte Fluminense.

De acordo com o instituto, o curso inclui oficinas gratuitas que abordam temas que vão desde a criação de abelhas para iniciantes na apicultura, até a organização de agronegócios e métodos e coleta de própolis. Também serão feitas demonstrações, ilustrações e distribuições de informativos e cartilhas.

“Trata-se de uma atividade que promove a comunicação entre a geração de renda e a preservação da floresta”, afirmou Carlos Dário de Castro, gestor do parque.

As aulas serão ministradas no Centro de Visitantes do Horto Florestal Santos Lima, que fica na Estrada José Dantas dos Santos, número 35, em Itaporanga, Santa Maria Madalena.

As inscrições podem ser realizadas através do email [email protected] ou pelos seguintes telefones: (22) 2561-1378 ou (22) 2561-3072. O Inea ressalta que algumas oficinas exigem que o aluno já seja apicultor. No ato da inscrição, o aluno deverá indicar qual oficina deseja participar.

Oficinas
Criação de abelhas com e sem ferrão, para iniciantes em apicultura e meliponicultura (sem restrição)
Ementa: apresentação sobre as facilidades e dificuldades de criar abelhas exóticas e nativas (sem ferrão e solitárias). Custos envolvidos e materiais.

Apicultura ecológica, com uso de produtos e ações ecológicas (grau médio, qualquer tipo de produtor)
Ementa: como preparar verniz sanitário, preparo de caixas iscas, introdução às boas práticas. O preparo dos calendários florísticos e de manejo.

Diversificar, para ampliar seu negócio, materiais e métodos de coleta de própolis (grau avançado, para criadores de abelhas)
Ementa: a própolis e sua produção. Métodos de coleta, materiais, beneficiamento e armazenagem. Valor de mercado.
 

Do G1 Norte Fluminense

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin