BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Prefeituras recebem caminhões para desenvolvimento de programas de coleta seletiva

Prefeituras recebem caminhões para desenvolvimento de programas de coleta seletiva

Os municípios contemplados Itaperuna, Miracema, Itaocara, Cantagalo, Carmo, São Sebastião do Alto, Quissamã, Trajano de Moraes e São João da Barra receberam os veículos, destinados pelo programa Ambiente Solidário

 

Boas práticas ambientais e atendimento aos requisitos legais e técnicos foram fatores determinantes para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através do programa socioambiental Ambiente Solidário contemplar municípios fluminenses que receberam nesta semana caminhões adaptados para a coleta de lixo reciclável. 

Os municípios contemplados foram: Itaperuna, Miracema, Itaocara, Cantagalo, Carmo, São Sebastião do Alto, Quissamã, Trajano de Moraes e São João da Barra. As solenidades de entrega foram realizadas nos dias 18 e 19 de maio.

O deputado estadual Andre Corrêa, ex-secretário de Estado do Ambiente, acompanhou as entregas, juntamente do ex-coordenador estadual do Programa Limpa Rio, Luiz Antônio.

Na avaliação do deputado André Corrêa, os caminhões irão potencializar a coleta seletiva nos municípios. “O material reciclável que vai parar no aterro sanitário, diminui a vida útil do aterro e ainda representa um desperdício. Estamos jogando dinheiro fora. Agora, com esses veículos surge a oportunidade de gerar trabalho e renda para moradores do município” – enfatizou.

Os veículos zero quilômetro, um para cada município, foram doados serão usados exclusivamente para a coleta seletiva, fortalecendo as cooperativas de reciclagem na região e reduzindo a quantidade de lixo destinado aos aterros. 

Em Cantagalo, a entrega do veículo ocorreu na sede da prefeitura e as chaves foram entregues ao prefeito Guga de Paula pelo coordenador do programa Ambiente Solidário, Ricardo Alves. "Com os novos caminhões, as prefeituras vão ter um grande instrumento para a coleta seletiva, aumentando assim o volume de material reciclado e a geração de renda local. Às vezes, a pessoa separa o lixo orgânico do reciclável, mas não tem como entregar", enfatizou Ricardo Alves.

Em Trajano de Moraes, a chave do veículo foi entregue ao prefeito Rodrigo Viana, ao vice-prefeito Jorge Diniz e ao secretário municipal do Meio Ambiente Murilo Portugal, pelo superintendente do INEA, Luiz Fernando Guida. "O município, para receber esse caminhão tem que estar com a ficha limpa", disse o superintendente, destacando a responsabilidade administrativa dos prefeitos dos municípios beneficiados, ao resaltar o atendimento aos critérios técnicos e legais, e práticas ambientais adequadas", enfatizou.

   
O prefeito Rodrigo Viana disse que a aquisição do caminhão chegou num momento oportuno e será importante para reforçar a implantação do programa municipal de Coleta Seletiva Solidária, elaborado pelos funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, já previsto para ser implantado no segundo semestre. “Quero agradecer ao amigo Fernando Guida e principalmente ao deputado estadual André Corrêa e ao Luiz Antonio por estarem sempre ajudando nossa cidade. Trajano de Moraes sempre será grato a vocês”, disse Rodrigo Viana.

Carmo recebeu o seu caminhão, com as chaves sendo entregues ao prefeito Cesar Ladeira e ao vice-prefeito Romão. O vereador Romerito representou a Câmara Municipal.

Em Itaocara, a cerimônia de entrega ocorreu na própria prefeitura, com a presença do prefeito Manoel Faria e o vice Roberinho Arêas. 

O município de São Sebastião do Alto recebeu o seu caminhão, sendo representado pelo prefeito Tavinho, na sede da prefeitura.

Em Miracema, além da entrega, ocorreu a inauguração do Complexo Canrobert Nunes Ferreira, na Cooperem, extinta Usina de Tratamento Intensivo do Lixo (UTIL). Marcou presença o ex-prefeito Dr. Gutemberg Damasceno. “Quero agradecer ao deputado André pela parceria conosco. Esse caminhão será de grande utilidade para o meio ambiente e, será importante para que possamos aumentar o ICMS Ecológico”, destacou Clóvis Tostes, prefeito de Miracema.

Em Itaperuna, o veículo foi doado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, que irão garantir o aperfeiçoamento e a expansão dos Programas de reciclagem do Município. Com isso, segundo o Padre Geraldo Gualandi, diretor da instituição, o caminhão ampliará o trabalho e possibilitará o desenvolvimento da produção de sacolas.

Em São João da Barra, receberam as chaves do caminhão a prefeita Carla Machado e a secretária do Ambiente, Joyce Pedra. "Agradecemos ao Inea pela disponibilização deste caminhão, que será importante para implementação do Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, previsto para ser iniciado em junho, através de um trabalho educacional desenvolvido entre as secretarias de Educação e Cultura e de Meio Ambiente e Serviços Públicos", disse a prefeita Carla Machado.

O Programa Ambiente Solidário da Secretaria de Estado do Ambiente, mantido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tem como objetivos a defesa ambiental, a geração de trabalho e renda e a promoção da parcerias entre os agentes públicos, terceiro setor, empresas e entidades representativas.

O Programa tem como pilares a defesa ambiental, a geração de trabalho e renda e a promoção da parceria entre os agentes públicos, terceiro setor, empresas e entidades representativas dos segmentos. Visa fortalecer e implantar os Planos Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos no território do estado do Rio de Janeiro. O Programa está sob a responsabilidade da Superintendência de Gestão de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Estado do Ambiente.

Engloba três projetos que estão correlacionados e tratam da gestão de resíduos sólidos e da logística reversa: Projeto Catadores e Catadoras em Redes Solidárias (CRS), Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (PROVE), Caravanas Ambientais e Logística Reversa.

 

Fontes: G1, Prefeitura de Trajano de Moraes, Folha Itaocarense, Campos 24 horas e Blog Tempo News 

https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/itaperuna-rj-ganha-cami...

http://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-recebe-do-inea-ca...

https://folhaitaocarense.blogspot.com.br/2018/05/municipios-da-regiao-re...

https://blogtemponews.blogspot.com.br/2018/05/itaperuna-rj-recebe-caminh...

http://campos24horas.com.br/portal/prefeitura-de-sjb-recebera-caminhao-b...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin