Olá, faça seu login ou cadastre-se.

Você está aqui

Após o Caxexo, começa dragagem no Canal São Bento

Após o Caxexo, começa dragagem no Canal São Bento

Intervenção emergencial nos canais acontece após parceria firmada pela Prefeitura de Campos, através da Superintendência de Agricultura com o Governo do Estado

Começou nessa terça-feira (10), a dragagem do Canal São Bento, para levar água do Rio Paraíba do Sul a localidades da Baixada Campista que sofrem com a longa estiagem. A intenção é também amenizar os problemas causados pela salinização provocada pela água do mar, que avança pelos canais da região. A intervenção emergencial nos canais acontece após parceria firmada pela Prefeitura de Campos, através da Superintendência de Agricultura e Pecuária, com o Governo do Estado, através Limpa Rio — Programa de Limpeza de Rios e Lagoa. 

Logo após o início da dragagem, foi constatado que a água não estava passando pelas duas comportas. O superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, com assessores e um funcionário da empresa que opera a máquina dragline (escavadeira a cabo), conseguiram desemperrar uma das comportas e fazer a água passar pelas tubulações sob a BR-356, entrando pelo canal. Na semana passada, em outra frente, começou a dragagem do Canal do Caxexo, na localidade de São Martinho, também na Baixada, com o mesmo objetivo. Todo o processo é acompanhado por um grupo de trabalho que reúne oito produtores rurais da Baixada.

— A água já está entrando com força e em poucos dias estará beneficiando centenas de propriedades ao longo de uma grande área da Baixada, como Beira do Taí, Barra do Jacaré e Cazumbá, dentre outras. O canal estava sem adução de água do Paraíba há muito tempo, visto que a última limpeza foi feita há cerca de 10 anos — explicou Nildo Cardoso.

Ao longo dos cerca de 40 quilômetros do São Bento, que deságua no trecho do Canal Coqueiro conhecido como “Baixo Caxexo”, a limpeza será feita nos pontos mais críticos, onde existe assoreamento, e nas proximidades das pontes, onde o acúmulo de vegetação impede a passagem da água. A máquina, bem como a que está em São Martinho vai permanecer na região até o final de novembro.

Caxexo - Na dia 4 de outubro, outra dragline iniciou a limpeza do Canal do Caxexo, que tem cerca de 12 quilômetros. Ele nasce no Canal das Flechas, que sai da Lagoa Feia, e vai até o Canal Coqueiro, que começa no Rio Paraíba do Sul, na área urbana, e avança para a Baixada. Segundo os produtores rurais da área, o Caxexo não passa por uma boa dragagem há cerca de três décadas.

Por: Edson Cordeiro 

 

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de