Notícias

Você está aqui

Desfile de moda sustentável e show do Funk Verde agitam Comunidade da Rocinha

Desfile de moda sustentável e show do Funk Verde agitam Comunidade da Rocinha

Um desfile de moda sustentável realizado na noite desta  quinta-feira (27/10), na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, marcou a cerimônia  de entrega dos certificados de conclusão e de participação para  79 alunos dos cursos Ecomoda e Funk Verde do Projeto De Olho no Lixo. O evento contou com a presença do secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

 

Fruto de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Viva Rio Socioambiental, com apoio da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), o Projeto De Olho no Lixo desenvolve trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos na Rocinha, visando a minimizar o impacto negativo provocado pelo lixo. 

 

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o secretário André Corrêa ressaltou que, nos últimos oito meses, foram recolhidas da Baía de Guanabara cerca de quatro mil toneladas de lixo e ressaltou a importância de  projetos como o De Olho no Lixo que buscam despertar uma mudança no comportamento da população:

 

“Temos de cumprir o nosso papel como poder público mas é importante uma mudança de conduta das pessoas no sentido de separar os resíduos que podem ser reciclados e de destinar o seu lixo em local ambientalmente adequado”, ressaltou o secretário.

 

Antes do desfile, os convidados assistiram aos vídeos que contaram a história dos cursos Ecomoda e Funk Verde.

 

O desfile de moda apresentou uma coleção com 238 peças entre roupas, bolsas e acessórios produzidos pelos alunos do Ecomoda, a partir de restos de tecidos, retalhos, roupas usadas e até sacolas plásticas de supermercados e nylons texturizados de torcidas de times de futebol, que teriam como destino a lata do lixo.

 

“A coleção foi inspirada nos becos, uma característica marcante da Rocinha. As cores predominantes são o amarelo e o vermelho, além da cor laranja, esta última em alusão aos imigrantes nordestinos, que compõem a maioria dos moradores da Rocinha”, disse o coordenador do Ecomoda, o estilista Almir França.

 

Já os alunos do curso Funk Verde apresentaram um show ao ritmo de samba, black music pop e funk, utilizando os instrumentos musicais produzidos por eles a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos como a cuíca confeccionada com canos PVC, um tipo de resíduo da construção civil; o pandeiro produzido com garrafa pet em substituição ao couro animal e latas de tinta que foram transformadas em tarol. O show teve participação especial do cantor e compositor Gabriel Moura, do baixista do Farofa Carioca, Sérgio Granha, e do trombonista da Escola de Música da Rocinha, Isaque Suzarte.

 

“O que nos surpreendeu foi a criatividade dos alunos. A participação deles superou as nossas expectativas”, comentou a coordenadora do Funk Verde, Regina Café.

 

Ex-aluna do curso de Ecomoda, Rejane Cid, moradora da Rocinha, aprovou o curso Ecomoda e ressaltou que a iniciativa mudou o seu olhar quanto à destinação do  lixo:

 

“Outro dia, vi várias calças jeans jogadas na lixeira. Então decidi recolhe-las para aproveitar esse material em novas peças de roupa. Percebi que esses jeans poderiam ser reaproveitados”, disse ela. Um modelito de vestido produzido por ela foi um das peças apresentadas no desfile de moda.

 

Portadora de Síndrome de Down, Simone Pereira da Silva, 32 anos, é uma das alunas do curso Funk Verde. Ela toca tarol e contou que o curso a fez gostar de música.

 

“Os instrumentos musicais que produzimos a partir dos resíduos são muito interessantes. Adorei a iniciativa”, comentou.

 

 Projeto De Olho no Lixo

 

Além da coleta de lixo, que é realizada por 30 agentes socioambientais, o projeto De Olho no Lixo tem outro eixo de atuação que é o de educação ambiental, cultura e comunicação que pretende evitar a continuidade de lançamento dos resíduos pelos moradores e transformando lixo em arte e renda. Para isso, são desenvolvidos na comunidade dois cursos gratuitos: Funk Verde que oferece oficinas de percussão e teoria musical com o reaproveitamento de materiais retirados do lixo para a confecção de instrumentos musicais; e o Ecomoda, voltado para a capacitação em produção de acessórios e peças de vestuário, a partir do reaproveitamento de retalhos, tecidos, jeans usados e banners.

 

O projeto também incentiva a formação de uma cooperativa com os alunos. A finalidade é que, futuramente, as peças e os instrumentos produzidos possam ser comercializados pela cooperativa, gerando renda para a própria comunidade.

 

Por Ascom SEA/Inea

Foto: Antônio Kämpffe

 

Entrega Certificado de Olho no Lixo Rocinha - André Corrêa - 2016

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin