BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Projeto Niterói Ecocultural inicia oficinas de capacitação

Projeto Niterói Ecocultural inicia oficinas de capacitação

Cursos têm a finalidade de qualificar jovens em reaproveitamento de resíduos sólidos

O lixo que pode virar arte nas mãos de alunos da rede pública e também da comunidade: de peças de vestuário a instrumentos musicais. O Projeto Niterói Ecocultural, destinado à capacitação de estudantes da rede pública e da comunidade em reaproveitamento de resíduos sólidos, inicia em março as oficinas de qualificação no município deNiterói.

O projeto integra os módulos Ecomoda, Ecomúsica e Ecodesign. É fruto de cooperação firmada entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e a Prefeitura de Niterói, através da Fundação de Arte de Niterói (FAN) com recursos de R$ 1,7 milhão do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). Tem como parceira a ONG Campus Avançado.

O Ecomoda é destinado à capacitação em confecção de acessórios e peças de vestuário a partir de retalhos, tecidos e roupas usadas. A primeira oficina terá início nesta quarta-feira (2/03) e vai contemplar 50 alunos do Colégio Estadual Aureliano Leal, como atividade extracurricular da disciplina Educação Artística. Durante cinco meses, os jovens terão aulas sobre desenho de moda, estamparia, corte e costura, e modelagem. A escola terá um ponto de coleta  para receber roupas usadas que serão transformadas em novas peças pelos estudantes.

Já a oficina do módulo Ecomúsica começa na  segunda-feira (7/03) na Escola Estadual Joaquim Távora. A iniciativa visa a qualificar jovens  em música e percussão com foco na confecção de instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. Com um ano de duração, as aulas abordarão, dentre outros temas, teoria e ritmo musical, percussão, além de meio ambiente e reciclagem, uma vez que a iniciativa também tem a finalidade de preparar os jovens para serem multiplicadores de boas práticas ambientais  em suas comunidades.

A outra vertente do Projeto Niterói Ecocultural é o módulo Ecodesign, de reaproveitamento do mobiliário em desuso, através de oficinas de marcenaria, estofamento e design de superfície. O primeiro curso está previsto para começar até o final do mês.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin