BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Dom Nelson assume Diocese de Valença e região

Dom Nelson assume Diocese de Valença e região

Neste sábado, dia 5 de abril, Dom Nelson Francelino Ferreira foi empossado bispo da Diocese de Valença. A cerimônia ocorreu no ginásio de esportes da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, no bairro de Fátima. O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, conduziu a celebração, que contou com centenas de fieis dos nove municípios da região que compõem a Diocese.

A nomeação de Dom Nelson foi anunciada no dia 12 de fevereiro deste ano de 2014, pelo Papa Francisco, em Roma. Ele nasceu na Paraíba, tem 49 anos e era bispo auxiliar do Rio. Dom Nelson é o 6º bispo da Diocese de Valença e sucede Dom Elias Manning, que renunciou por causa da idade.

Entre os momentos de mais emoção, a entrega do cajado a Dom Nelson por Dom Elias James Manning, que durante 24 anos esteve a frente de Valença, diocese considerada a mais católica do Rio de Janeiro.

“Agradecemos muito a Dom Elias pela sua disponibilidade e abertura; e continuamos a contar com o seu trabalho no regional. Dom Nelson vai nos deixar saudades. Já sentimos um vazio sem a sua presença, disposição, formação teológica, cultural e pastoral. Agradecemos por todo o seu trabalho com a juventude, nas questões ecumênicas e de formação. Pela sua preocupação com a evangelização e visão aguçada, em ver as necessidades e ao mesmo tempo as soluções,” disse.

A Eucaristia, que foi concelebrada pelos bispos do Regional Leste 1 da CNBB e também de outros estados, contou com a presença do Líder do Governo no Estado, deputado André Corrêa (PSD), de autoridades civis, sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e milhares de fiéis vindos de diversas dioceses. No olhar das pessoas que lotaram o ginásio, foi possível ver as expressões de alegria, admiração e esperança.

Segundo André Corrêa, Dom Nelson é uma pessoa verdadeiramente iluminada. “Tenho certeza que ele fará um belo trabalho à frente da Diocese e estou muito emocionado com esse belo momento que a cidade está vivendo”, afirmou.

“É preciso buscar as ovelhas que ainda estão fora do rebanho”

Na homilia, o novo bispo de Valença refletiu sobre a Ressurreição de Lázaro (João 11, 1-45) e afirmou que “cada carisma colocado a serviço do Reino será fermento na massa e fará com que a realidade seja transformada”.

“Espero contar com o trabalho de cada pastoral, movimento, irmandade e ministérios. Como Igreja missionária precisamos sempre avançar para ‘as águas mais profundas’, em busca de tantos destinatários do Evangelho. É preciso buscar as ovelhas que ainda estão fora do rebanho. É preciso nos dirigir aos inúmeros túmulos de nossa sociedade para arrancar aqueles ‘Lázaros’ que lá experimentam a morte”, motivou Dom Nelson.

O bispo convocou a todos a “na oração e na ação partir ao encontro das reais necessidades do povo de Deus”.

“É indispensável a participação e o auxílio de todos, por isso oro com muito carinho e afeto por cada sacerdote. Espero formar com todos um presbitério bem unido, marcado pela amizade, pela reciprocidade, pelo respeito e caridade fraterna. Sejam comigo fiéis pastores, discípulos e missionários de Jesus Cristo, que o povo tanto necessita. Zelemos pelas vocações em suas múltiplas expressões”, incentivou Dom Nelson, sendo muito aplaudido.

Fonte: Cláudia Brito de Albuquerque e Sá

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin