BAIXE O MEU APP

Notícias

Você está aqui

Estado lança Roteiro do Café na Feira de turismo das Américas

Estado lança Roteiro do Café na Feira de turismo das Américas

Os governos de Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo lançaram, nesta quarta-feira, na abertura da 40ª edição da Feira de Turismo das Américas (Abav), no Riocentro, o programa Sudeste Integra, que propõe roteiros turísticos integrados, agregando as peculiaridades de cada estado. A iniciativa, que tem como objetivo o fortalecimento dos destinos turísticos da região Sudeste, alia história e natureza, aventura e cultura.

A primeira rota lançada pelo programa é "Café do Brasil - Da História aos Sabores", que passa por Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Através dele, o visitante poderá conhecer os tempos áureos do café brasileiro nas fazendas e nos cafezais.

- Os roteiros integrados darão a oportunidade aos turistas de visitar as fazendas cafeeiras dos três estados e de conhecer todas as fases da cadeia produtiva do produto que impulsionou a economia do nosso país. Vale lembrar que as propriedades localizadas em Vassouras, Barra do Piraí e Valença eram responsáveis, na década de 1860, por 75% do café consumido no mundo - disse o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.

Na opinião de Ázaro, o programa favorecerá o aumento da permanência dos visitantes na região, uma vez que despertará o interesse e a curiosidade dos viajantes, tanto nacionais quanto estrangeiros.

Outros roteiros, ligados à natureza e ao turismo religioso, estão sendo pensados em parceria entre os estados, como o Roteiro do Parque Nacional do Itatiaia. O Roteiro de Charme, na Serra da Mantiqueira, envolvendo São Paulo e Minas Gerais, e os roteiros envolvendo o trem Vitória-Minas, que integra Minas e o Espírito Santo, e os Santuários do Sudeste, envolvendo os quatro estados da região.

Estande do Governo do Estado  apresenta os atrativos turísticos do interior fluminense

O Governo do Rio tem um estande na Abav com 250 metros quadrados, onde os atrativos turísticos fluminenses são apresentados por 23 municípios do interior. Estarão representadas as cidades que fazem parte do projeto do Prodetur e também aquelas considerados "indutoras" pelo Ministério do Turismo: Paraty, Angra dos Reis, Petrópolis e Búzios.

- Os empresários que vêm a esta feira vão ver o vigor da economia do país e do Estado do Rio, além dessa taxa de felicidade do cidadão fluminense, decorrente da política de pacificação. A Feira das Américas proporciona para o Rio que inúmeros negócios sejam concretizados, fazendo com que o turismo se fortaleça cada vez mais em nosso país - ressaltou Ázaro.

Destinada a toda a cadeia produtiva do setor, a Abav está sendo realizada pela décima vez seguida no Rio. Segundo o vice-presidente de marketing e eventos da Abav, Alessandro Macedo, a feira está num formato mais compacto, porém mais moderno e profissional, que proporciona um conforto extra ao visitante. Quem comparecer poderá conferir um número grande de palestras relacionadas ao setor: 115.

- Nós sempre tivemos os treinamentos num pavilhão separado, desta vez trouxemos a 'Vila do Saber' para dentro de um dos pavilhões, de forma que os visitantes ficam mais próximos das palestras. Esperamos em torno de 20 mil visitantes e uma movimentação, em um ano, de 160 milhões de viagens e cerca de R$ 90 bilhões, na cadeia turística - afirmou Macedo.

O Deputado André Corrêa afirma que para desenvolvimento dos projetos articulará na Assmbleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, visto que o turismo bem organizado gera empregos e urbaniza as cidades, promovendo melhores instalações aos moradores.

Fonte: Governo do Estado RJ-Isabel Kopschitz

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin